O Programa Especial Música Brasileira teve como idealizador eu Vitor Prates que buscou informações específicas para trazer o melhor para o Especial.

Iremos falar sobre as obras e vidas dos artistas brasileiros que fizeram história em nosso país.

E quem irá ajudar a deixar esse programa da melhor forma possível é você ouvinte da Educadora AM 1060.

Atenciosamente,

Vitor Prates

domingo, 6 de janeiro de 2013

ESPECIAL MUSICA BRASILEIRA COM PAULINHO DA VIOLA.


90º Programa do Especial Música Brasileira na Rádio Educativa FM 105,9, neste sábado  dia 29/12/2012 que vai ao ar das 16h30 às 17h.

Nossa homenagem de hoje é Paulinho da Viola.



Paulo César Batista de Faria, mais conhecido como Paulinho da Viola nasceu no Rio de Janeiro em 12 de novembro de 1942 é cantor, compositor e violonista brasileiro, filho do violonista César Faria (do conjunto Época de Ouro).

Paulinho começou sua carreira com grandes nomes do samba carioca, como: Cartola, Elton Medeiros e Candeia.

Nos anos 70, Paulinho da Viola gravou um disco por ano, ganhando diversos prêmios e se apresentando em várias cidades pelo Brasil e pelo Mundo.

Nos anos 80, gravou mais de quatro discos e era um dos principais nomes do samba em nosso país, também compôs choros.

Em 90 era visto por críticos e pela imprensa como o músico mais sofisticado.

Em 1994 o Grupo Galo Preto, homenageou o cantor com o disco Só Paulinho da Viola, com músicas de sua autoria.

Gravou o disco Sinal Aberto em 1999 com Toquinho no qual ambos interpretaram vários sucessos de suas carreiras.

Em 2008 foi o grande premiado no "6º Prêmio Tim de Música", apresentado no Teatro Municipal do Rio de Janeiro e em homenagem à obra do cantor e compositor Dominguinhos. Inicialmente foi indicado para seis categorias, ganhando em três delas: 

"Melhor Cantor" e "Melhor Disco" (com o CD "Acústico MTV"), ambas na "Categoria Samba" e ainda "Melhor Canção" com a composição "Vai dizer ao vento", de sua autoria.

Paulinho da Viola é torcedor do Vasco da Gama. Neste ano a gravadora EMI-Music lançou uma caixa com 11 de seus discos remasterizados e gravados entre os anos de 1968 e 1979, como parte da homenagem da empresa ao artista.


Músicas no Especial:


Jura com Lágrimas, No Pagode do Vavá, Quando o Samba Chama, Novos Rumos, Memórias Conjugais, É difícil viver assim, Bebado Samba.

ESPECIAL MUSICA BRASILEIRA COM JORGE ARAGÃO.

89º Programa do Especial Música Brasileira na Rádio Educativa FM 105,9, neste sábado  dia 22/12/2012 que vai ao ar das 16h30 às 17h.

Nossa homenagem de hoje é Jorge Aragão.


Jorge Aragão da Cruz nasceu no Rio de Janeiro, 1 de Março de 1949 é um cantor, sambista e compositor.

Começou sua carreira pelo samba na década de 70 em bailes e casas noturnas, Jorge despontou no ano de 1977 quando Elza Soares gravou sua composição "Malandro".

Jorge Aragão fez parte do grupo Fundo de Quintal, abandonou o conjunto e seguiu carreira solo. Os grande integrantes do Samba, como Beth Carvalho, Alcione, Zeca Pagodinho e Martinho da Vila já gravaram canções de Jorge Aragão.

Participou da TV Manchete e Rede Globo como comentarista do Carnaval.

Tem mais de doze discos lançados, já apresentou shows nos Estados Unidos e no Brasil. Jorge Aragão continua em atividade é um dos veteranos do Samba.


Lançou em 2002 o álbum Jorge Aragão Ao Vivo Convida com figuras consagradas como Zeca Pagodinho, Elza Soares, Beth Carvalho, Leci Brandão entre outros.



Músicas no Especial:


- Colcha de Algodão, Já é, Malandro, Resto de Esperança, Do Fundo do Nosso Quintal, Aquarela do Brasil, Coisinha do Pai.

ESPECIAL MUSICA BRASILEIRA COM MARIA BETHÂNIA.


88º Programa do Especial Música Brasileira na Rádio Educativa FM 105,9, neste sábado  dia 15/12/2012 que vai ao ar das 16h30 às 17h.

Nossa homenagem de hoje é Maria Bethânia.


Maria Bethânia Viana Teles Veloso, mais conhecida como Maria Bethânia  nasceu em Santo Amaro da Purificação, Bahia, no dia 18 de Junho de 1946, é uma das cantoras que mais vendeu disco no Brasil e a de maior venda da MPB com 26 milhões de copias.

Seu apelido Abelha Rainha devido ao verso da canção-título do LP MEL de 1.979.


É filha de José Teles Veloso seu Zezinho e de Dona Canô, irmã da escritora Mabel Veloso e do compositor Caetano Veloso no qual já falamos aqui no Especial.

Seu nome foi escolhido por Caetano, inspirado na canção A Valsa Maria Bethânia do compositor CAPIBA que fez sucesso no voz de Nelson Golçalves.


Maria Bethânia participou  de vários espetáculos semi-amadores na parceria de Tom Zé, Gal Costa, Caetano veloso e Gilberto Gil. No ano de 1.963 estreou como cantora na peça Boca de Ouro de Nelson Rodrigues.

Revolucionou a forma de se fazer espetáculos no Brasil, intercalando músicas com poemas  do poeta Português Fernando Pessoa, Vinícius de Moraes a quem chegou a dedicar um disco inteiro em 2005.


Músicas no Especial:


- Brincar de Viver, Camisa Listrada, Explode Coração, Doce Viola, Volta por Cima, Emoções, O Meu Amor, Anos Dourados.