O Programa Especial Música Brasileira teve como idealizador eu Vitor Prates que buscou informações específicas para trazer o melhor para o Especial.

Iremos falar sobre as obras e vidas dos artistas brasileiros que fizeram história em nosso país.

E quem irá ajudar a deixar esse programa da melhor forma possível é você ouvinte da Educadora AM 1060.

Atenciosamente,

Vitor Prates

domingo, 24 de julho de 2011

ESPECIAL MÚSICA BRASILEIRA COM JOÃO GILBERTO.

Rafael Andrade/Folhapress


23º Programa do Especial Música Brasileira na Rádio Educativa FM 105,9, neste sábado dia 24/07/2011 que vai ao ar das 16h30 às 17h.

Nossa homenagem de hoje é para João Gilberto.

João Gilberto que nasceu em Juazeiro na Bahia no dia 10 de junho de 1934.


É o maior influenciador de músicos na MPB como: Chico Buarque, Caetano Veloso, Gal Costa e Gilberto Gil e até Ney Matogrosso, João Gilberto é a sintese da Bossa Nova e do Violão.
Ganhou um violão aos 14 anos de idade, e nunca mais largou. Aos 18 anos foi para Salvador tentar a sorte como cantor de rádio. Logo depois seguiu para o Rio de Janeiro, onde atuou no conjunto vocal Garotos da Lua. A carreira no grupo durou menos de um ano.
Matéria da Folha de São Paulo - 10/06/2011
Em 23 de julho de 2003, cerca de 17 mil pessoas lotaram o Hollywood Bowl, em Los Angeles. Estavam ansiosas por assistir ao primeiro show de João Gilberto no local desde 1964, no 'boom' da bossa-nova.
A previsão era de João fazer um show de cerca de 1h30, mas acabou por tocar cerca de 45 minutos, sendo "tocar" modo de dizer. Na verdade o músico passou a maior parte do tempo reclamando com a produção do local, que havia cometido o grave erro de lhe dar um microfone errado.

'Where is the AKG 414?", reclamou João. "Onde está o (microfone) AKG 414?", perguntou, interrompendo a segunda música da noite, "Irene".

O 414 é um dos modelos de microfone da empresa austríaca de áudio de alta tecnologia AKG. Ele normalmente só é usado em estúdios, mas João foi um dos primeiros a levá-lo ao palco em grandes espetáculos, inclusive ao ar livre. Pouca gente devia entender a importância que ele dava às ondas sonoras, para que levasse algo tão avançado a uma apresentação ao vivo, um produto desenhado para ambientes com isolamento acústico.

O fato é que, cansado de decepções com microfones franceses e alemães, João passou a determinar em cláusula contratual que, seja qual for a casa que o contratar, ela tem obrigatoriamente de ter um AKG 414, sob pena de ter o show interrompido.

Testemunhas próximas ao palco naquela noite garantem que o técnico empalideceu ao ouvir pela segunda vez, num tom bem mais nervoso:

'Where is the AKG 414?"

O técnico de palco saiu correndo e voltou com um novo microfone nas mãos. Entregou-o, e João ficou ainda mais irritado.

'Hein? Este aqui é um AKG, sim, mas é o avô do 414, o avô daquele que foi combinado." Passou a ameaçar: 'Olha que eu vou voltar para o Brasil! Eu vou embora, eu vou...'
Sob a abóbada do Hollywood Bowl, numa noite de calor, e diante de 17 mil viv'almas atônitas e extremamente compreensivas, João ralhou com o técnico música após música ('Corcovado', 'Desafinado', 'Garota de Ipanema').

A certa altura, desabafou em português: 'Gente, está tudo lá no contrato. Mas eles não leem contrato e eu é que fico me expondo".

"Minha vontade é largar tudo, mas eu não posso. É muita gente", olhava lamentando a arena lotada, na qual ingressos comuns custaram US$ 75 e estavam esgotados havia seis meses.
João Gilberto foi interrompendo o show várias vezes, fazendo muxoxo, meneando a cabeça; ora voltando a tocar, ora explicando em inglês à plateia que lhe haviam dado um microfone incorreto, ruim, e que não era o que tinha sido acordado no contrato, que ele estava aborrecido, que o retorno também estava péssimo, que ele queria ir embora, que sentia muito, e finalmente João foi embora.

E a plateia aplaudiu, quase como um pedido de desculpas.

Músicas do Programa:

1º Bloco:

Rosa Morena
Da Cor do Pecado

2º Bloco:

Samba de uma nota só
O pato

3º Bloco:

Chega de Saudade
Tim Tim por tim tim

4º Bloco:

Isto aqui o que é?
Meditação

sábado, 16 de julho de 2011

ESPECIAL MÚSICA BRASILEIRA COM FAFÁ DE BELÉM.



22º Programa do Especial Música Brasileira na Rádio Educativa FM 105,9, neste sábado dia 16/07/2011 que vai ao ar das 16h30 às 17h.

Nossa homenagem de hoje é para Fafá de Belém.

Maria de Fátima Palha de Figueiredo, mais conhecida como Fafá de Belém, nasceu no dia 09 de Agosto de 1.956 em Belém
O sucesso veio em 1975, quando gravou "Filho da Bahia" de Walter Queiroz para a novela "Gabriela", da TV Globo.  Em 76 saiu o LP, "TambaTajá".

O seu Segundo trabalho foi o álbum “Água” em 1977, confirmava todas as previsões vendeu cerca de 95 mil cópias.


Em 84 ficou famosa como "Musa das Diretas", durante a campanha política pelas eleições diretas, gravando o "Hino Nacional Brasileiro.

O trabalho mais recente foi Fafá de Belém ao vivo em 2007, que rendeu seu primeiro DVD.

Musica em nosso especial de hoje:

1º bloco:

Eternamente
Mar de estrelas

2º bloco:

Gota d'água
Pirilampo

3º bloco:

Nuvem de lágrimas
sob medida

4º bloco:

Memória


sábado, 9 de julho de 2011

ESPECIAL MÚSICA BRASILEIRA COM CAZUZA.



21º Programa do Especial Música Brasileira na Rádio Educativa FM 105,9, neste sábado dia 09/07/2011 que vai ao ar das 16h30 às 17h.


Nossa homenagem de hoje é para Cazuza.


Agenor de Miranda Araújo Neto, mais conhecido como Cazuza, nasceu no dia 04 de Abril de 1.958.



Filho de João Araújo, produtor fonográfico, e de Lucinha Araújo, Cazuza recebeu o apelido mesmo antes do nascimento. Agenor, seu verdadeiro nome foi recebido por insistência da avó paterna.

Na infância, Cazuza nem se quer sabia seu nome de batismo, por isso não respondia à chamada na escola. Mais tarde descobriu que um de seus compositores prediletos Cartola, também se chamava Agenor (na verdade, Angenor, por um erro do cartório), foi a partir dai que Cazuza começa a aceitar o seu nome.



Em agosto de 1985, Cazuza é internado para ser tratado por uma pneumonia. Cazuza exigiu fazer um teste de HIV, do qual o resultado foi negativo. Em novembro de 1985 foi lançado o primeiro álbum solo, Exagerado.

Novamente Cazuza é internado com pneumonia, e um novo teste revelou que o cantor era portador do vírus HIV. Em Outubro, Cazuza é internado na Clínica São Vicente, no Rio de Janeiro, para ser tratado por uma nova pneumonia. Em seguida, ele é levado pelos pais aos Estados Unidos. Ao voltar para o Brasil no começo de dezembro de 87, Cazuza inicia as gravações para um novo disco. Ideologia de 1988.

Outubro de 1989, depois de quatro meses a base de um tratamento alternativo em São Paulo, Cazuza parte novamente para Boston nos Estados Unidos, onde ficou internado até março de 1990 voltando assim para o Rio de Janeiro. No dia 7 de julho de 1990, Cazuza morre aos 32 anos.

Músicas no nosso Especial:


1º Bloco:

Um trem para as estrelas
Quarta-Feira

2º Bloco:

Bilhetinho Azul
Faz parte do meu show

3º Bloco:

Bete Balanço
Codinome Beija-Flor

4º Bloco

Maior abandonado
Exagerado


sábado, 2 de julho de 2011

ESPECIAL MÚSICA BRASILEIRA COM ADRIANA CALCANHOTO.







20º Programa do Especial Música Brasileira na Rádio Educativa FM 105,9, neste sábado dia 02/07/2011 que vai ao ar das 16h30 às 17h.


Nossa homenagem de hoje é para Adriana Calcanhoto.



Adriana da Cunha Calcanhoto que nasceu no dia 03 de Outubro de 1.965 em Porto Alegre. 
As suas composições abordam estilos variados como: samba, bossa nova, rock, pop e baladas. Dentre as características de repertório, a regravação de antigos sucessos da MPB e arranjos diferenciados.

Aos seis anos ganhou de seu avô o primeiro instrumento um violão.

 Começou a carreira de cantora na noite de Porto Alegre, em churrascarias, bares e casas noturnas.
No segundo disco, "Senhas" de 1992, a ênfase é nas músicas de sua própria autoria, com arranjos no estilo banquinho-e-violão. É o caso de "Mentiras", que chegou às paradas de sucesso e foi incluída na trilha sonora da novela "Renascer", da TV Globo.


Em 2008 Adriana aventurou-se pela primeira ao lançar o livro Saga Lusa, no qual relata o "surto" que teve durante uma viagem à Lisboa.

O relato mostra como foram às 120 horas sem dormir e delirando aos efeitos causados por uma mistura de remédios para curar uma forte gripe.
Lançou neste ano o CD o Micróbio do Samba, álbum é totalmente dedicado ao samba.

Música do nosso Especial de hoje:
1º bloco:
Cariocas
Mais Feliz

2º bloco:
Metade 
E o mundo não se acabou

3º bloco:
Pelos Ares
Maresias

4º bloco:
Mentiras
Esquadros