![]() | |
23º Programa do Especial Música Brasileira na Rádio Educativa FM 105,9, neste sábado dia 24/07/2011 que vai ao ar das 16h30 às 17h.
Nossa homenagem de hoje é para João Gilberto.
João Gilberto que nasceu em Juazeiro na Bahia no dia 10 de junho de 1934.
É o maior influenciador de músicos na MPB como: Chico Buarque, Caetano Veloso, Gal Costa e Gilberto Gil e até Ney Matogrosso, João Gilberto é a sintese da Bossa Nova e do Violão.
Ganhou um violão aos 14 anos de idade, e nunca mais largou. Aos 18 anos foi para Salvador tentar a sorte como cantor de rádio. Logo depois seguiu para o Rio de Janeiro, onde atuou no conjunto vocal Garotos da Lua. A carreira no grupo durou menos de um ano.
Matéria da Folha de São Paulo - 10/06/2011
Em 23 de julho de 2003, cerca de 17 mil pessoas lotaram o Hollywood Bowl, em Los Angeles. Estavam ansiosas por assistir ao primeiro show de João Gilberto no local desde 1964, no 'boom' da bossa-nova.A previsão era de João fazer um show de cerca de 1h30, mas acabou por tocar cerca de 45 minutos, sendo "tocar" modo de dizer. Na verdade o músico passou a maior parte do tempo reclamando com a produção do local, que havia cometido o grave erro de lhe dar um microfone errado.
'Where is the AKG 414?", reclamou João. "Onde está o (microfone) AKG 414?", perguntou, interrompendo a segunda música da noite, "Irene".
O 414 é um dos modelos de microfone da empresa austríaca de áudio de alta tecnologia AKG. Ele normalmente só é usado em estúdios, mas João foi um dos primeiros a levá-lo ao palco em grandes espetáculos, inclusive ao ar livre. Pouca gente devia entender a importância que ele dava às ondas sonoras, para que levasse algo tão avançado a uma apresentação ao vivo, um produto desenhado para ambientes com isolamento acústico.
O fato é que, cansado de decepções com microfones franceses e alemães, João passou a determinar em cláusula contratual que, seja qual for a casa que o contratar, ela tem obrigatoriamente de ter um AKG 414, sob pena de ter o show interrompido.
Testemunhas próximas ao palco naquela noite garantem que o técnico empalideceu ao ouvir pela segunda vez, num tom bem mais nervoso:
'Where is the AKG 414?"
O técnico de palco saiu correndo e voltou com um novo microfone nas mãos. Entregou-o, e João ficou ainda mais irritado.
'Hein? Este aqui é um AKG, sim, mas é o avô do 414, o avô daquele que foi combinado." Passou a ameaçar: 'Olha que eu vou voltar para o Brasil! Eu vou embora, eu vou...'
Sob a abóbada do Hollywood Bowl, numa noite de calor, e diante de 17 mil viv'almas atônitas e extremamente compreensivas, João ralhou com o técnico música após música ('Corcovado', 'Desafinado', 'Garota de Ipanema').
A certa altura, desabafou em português: 'Gente, está tudo lá no contrato. Mas eles não leem contrato e eu é que fico me expondo".
"Minha vontade é largar tudo, mas eu não posso. É muita gente", olhava lamentando a arena lotada, na qual ingressos comuns custaram US$ 75 e estavam esgotados havia seis meses.
João Gilberto foi interrompendo o show várias vezes, fazendo muxoxo, meneando a cabeça; ora voltando a tocar, ora explicando em inglês à plateia que lhe haviam dado um microfone incorreto, ruim, e que não era o que tinha sido acordado no contrato, que ele estava aborrecido, que o retorno também estava péssimo, que ele queria ir embora, que sentia muito, e finalmente João foi embora.
E a plateia aplaudiu, quase como um pedido de desculpas.
Músicas do Programa:
1º Bloco:
Rosa Morena
Da Cor do Pecado
2º Bloco:
Samba de uma nota só
O pato
3º Bloco:
Chega de Saudade
Tim Tim por tim tim
4º Bloco:
Isto aqui o que é?
Meditação