O Programa Especial Música Brasileira teve como idealizador eu Vitor Prates que buscou informações específicas para trazer o melhor para o Especial.

Iremos falar sobre as obras e vidas dos artistas brasileiros que fizeram história em nosso país.

E quem irá ajudar a deixar esse programa da melhor forma possível é você ouvinte da Educadora AM 1060.

Atenciosamente,

Vitor Prates

sábado, 30 de junho de 2012

ESPECIAL MÚSICA BRASILEIRA COM BETO GUEDES.

67º Programa do Especial Música Brasileira na Rádio Educativa FM 105,9, neste sábado  dia 23/06/2012 que vai ao ar das 16h30 às 17h.

Nossa homenagem de hoje é Beto Guedes.

Alberto de Castro Guedes mais conhecido como Beto Guedes, em Montes Claros em 13 de Agosto de 1.951, desde a sua adolescência sempre tocava em bandas e aos 18 anos participou do 5º Festival Internacional da Canção com a sua composição feira Moderna, que teve como parceria Fernando Brant.

Participou ativamente do Clube da Esquina com compositores mineiros contemporâneos como Milton Nascimento, Lô Borges e Fernando Brant.

Foi acompanhado pelo também mineiro Grupo 14 Bis e em 1977 lançou o primeiro LP, A Página do Relâmpago Elétrico que superou expectativa comercial. No ano seguinte, o disco Amor de Índio trouxe na faixa-título o maior sucesso de sua carreira. Em 1986, saiu LP Alma de Borracha pela ODEON, dando-lhe seu 1º Disco de Ouro, ultrapassando a marca de 200 mil cópias vendidas.

Atualmente segue carreira solo, e seus LPs foram relançados no formato de CD em 1997. No ano de 1998 gravou Dias de Paz, uma seleção de releituras que inclui duas inéditas.
Em 2010 foi gravou seu segundo DVD "Outros Clássicos" que traz composições menos conhecidas da obra do artista.



Músicas no Especial Beto Guedes:

Amor de Índio, Lumiar, Maria Solidária, Tudo em Você, Sol de Primavera, Paisagem da Janela, Canção do Novo Mundo, Casinha de Palha, Choro de Pai, Roupa Nova.

ESPECIAL MÚSICA BRASILEIRA COM ZÉLIA DUNCAN

66º Programa do Especial Música Brasileira na Rádio Educativa FM 105,9, neste sábado  dia 16/06/2012 que vai ao ar das 16h30 às 17h.

Nossa homenagem de hoje é Zélia Duncan.

Zélia Cristina Duncan Gonçalves Moreira nasceu em Niterói no Rio de Janeiro em 28 de outubro de 1.964, onde viveu desde os seis anos de idade. Em 1971 mudou-se com sua família para Brasília, passaram seus dezesseis anos seguintes.

Aos 22 anos voltou para Niterói, cursou a Casa das Artes de Laranjeiras, por um ano e meio, montou seu primeiro show no Rio de Janeiro.Com dez anos de idade, interessou-se pelo basquetebol, uma paixão que cultivou até os dezesseis anos. Integrou a seleção feminina de Brasília. A opção definitiva pela música veio quando a data de um campeonato coincidiu com a de um festival.

No final de 1989 conheceu a diretora de teatro Ticiana Studart, que chegava de Nova York com planos de se fazerem shows arrojados e irreverentes. Em outubro de 1991 foi convidada para passar três meses que viraram cinco nos Emirados Árabes.

A gravação do DVD ao Vivo de Pelo Sabor do Gesto, foi gravado em Niterói no Rio de Janeiro e indicado a melhor álbum de MPB no Grammy Latino de 2009. Assinou com a gravadora Biscoito Fino para o lançamento do DVD, numa parceria com o Canal Brasil.


Músicas no Especial Zélia Duncan:

Enquanto Durmo
O Tempo não para
Todos os verbos
Catedral
Lá vou eu
Alma
Ambição
Cigano

ESPECIAL MUSICA BRASIELIRA COM GILBERTO GIL.

65º Programa do Especial Música Brasileira na Rádio Educativa FM 105,9, neste sábado  dia 09/06/2012 que vai ao ar das 16h30 às 17h.

Nossa homenagem de hoje é Gilberto Gil.

Gilberto Passos Gil Moreira nasceu em Salvador no dia 26 de junho de 1942, tem um papel fundamental no processo constante da modernização da Música Popular Brasileira. Gilberto Gil sempre tem lançado seus álbuns mundo a fora, desde 1978, ano de seu sucesso do Montreaux Jazz Festival, gravado ao vivo na Suíça.

Ritmos do nordeste do Brasil como o baião, samba e bossa-nova foram fundamentais na sua formação. Usando essas influências como um ponto inicial, Gil formulou sua própria música, incorporando rock, reggae, funk e ritmos da Bahia, como o afoxé.

A importância de Gilberto Gil na cultura do Brasil vem desde os anos 60, quando ele e Caetano Veloso criaram o Tropicalismo. Radicalmente inovativo no cenário musical, o movimento assimilou a cultura pop aos gêneros nacionais; profundamente crítica nos níveis políticos e morais, o tropicalismo finalizou sendo reprimido pelo regime autoritário militar.

Gilberto Gil e Caetano Veloso foram exilados do nosso país, indo para Londres.

Com 57 álbuns lançados, Gilberto Gil ganhou 8 Grammys.
Gilberto Gil tem sido contemplado por diversas entidades e personalidades e tem recebido muitos prêmios no Brasil e no exterior.


Músicas no Especial Gilberto Gil:

Esperando na Janela, Cores Vivas, Estrela, Ultimo pau de arara, Pela internet, Realce, Lentes do amor, Vitrines.

ESPECIAL MÚSICA BRASILEIRA COM CAPITAL INICIAL

64º Programa do Especial Música Brasileira na Rádio Educativa FM 105,9, neste sábado  dia 02/06/2012 que vai ao ar das 16h30 às 17h.

Nossa homenagem de hoje é Capital Inicial.

A Banda Capital Inicial foi formada em Brasília no Distrito Federal em 1982, a banda foi formada depois que o grupo Aborto Elétrico acabou, onde também surgiu o Legião Urbana.

Dinho Ouro Preto assumiria os vocais em 83, e em junho deste ano o Capital dava seus primeiros passos, sem volta, rumo ao espaço reservado àqueles que vivem pelo Rock.

O primeiro LP Capital Inicial pela Polygram, foi lançado em 1986.

O álbum trouxe músicas como "Música Urbana", "Psicopata", "Fátima", "Veraneio Vascaína" (censurada pela Polícia Federal) entre outras, e que levou o Capital Inicial ao seu primeiro disco de ouro. Em julho de 1988 a banda assinou com a gravadora Abril Music, viajaram para Nashville EUA, onde gravam Atrás dos Olhos.

As músicas mais executadas nesse disco foram "O Mundo" e "Eu Vou Estar".


Músicas no Especial com Capital Inicial

- Primeiros Erros
- Natasha
- Cai a Noite
- Tudo que vai
- Veraneio Vascaína
- Mulheres de Fases
- Eu Nunca disse Adeus
- Eu vou estar
- 4 vezes você