O Programa Especial Música Brasileira teve como idealizador eu Vitor Prates que buscou informações específicas para trazer o melhor para o Especial.

Iremos falar sobre as obras e vidas dos artistas brasileiros que fizeram história em nosso país.

E quem irá ajudar a deixar esse programa da melhor forma possível é você ouvinte da Educadora AM 1060.

Atenciosamente,

Vitor Prates

sábado, 30 de junho de 2012

ESPECIAL MUSICA BRASIELIRA COM GILBERTO GIL.

65º Programa do Especial Música Brasileira na Rádio Educativa FM 105,9, neste sábado  dia 09/06/2012 que vai ao ar das 16h30 às 17h.

Nossa homenagem de hoje é Gilberto Gil.

Gilberto Passos Gil Moreira nasceu em Salvador no dia 26 de junho de 1942, tem um papel fundamental no processo constante da modernização da Música Popular Brasileira. Gilberto Gil sempre tem lançado seus álbuns mundo a fora, desde 1978, ano de seu sucesso do Montreaux Jazz Festival, gravado ao vivo na Suíça.

Ritmos do nordeste do Brasil como o baião, samba e bossa-nova foram fundamentais na sua formação. Usando essas influências como um ponto inicial, Gil formulou sua própria música, incorporando rock, reggae, funk e ritmos da Bahia, como o afoxé.

A importância de Gilberto Gil na cultura do Brasil vem desde os anos 60, quando ele e Caetano Veloso criaram o Tropicalismo. Radicalmente inovativo no cenário musical, o movimento assimilou a cultura pop aos gêneros nacionais; profundamente crítica nos níveis políticos e morais, o tropicalismo finalizou sendo reprimido pelo regime autoritário militar.

Gilberto Gil e Caetano Veloso foram exilados do nosso país, indo para Londres.

Com 57 álbuns lançados, Gilberto Gil ganhou 8 Grammys.
Gilberto Gil tem sido contemplado por diversas entidades e personalidades e tem recebido muitos prêmios no Brasil e no exterior.


Músicas no Especial Gilberto Gil:

Esperando na Janela, Cores Vivas, Estrela, Ultimo pau de arara, Pela internet, Realce, Lentes do amor, Vitrines.

Nenhum comentário:

Postar um comentário