O Programa Especial Música Brasileira teve como idealizador eu Vitor Prates que buscou informações específicas para trazer o melhor para o Especial.

Iremos falar sobre as obras e vidas dos artistas brasileiros que fizeram história em nosso país.

E quem irá ajudar a deixar esse programa da melhor forma possível é você ouvinte da Educadora AM 1060.

Atenciosamente,

Vitor Prates

sábado, 11 de agosto de 2012

ESPECIAL MUSICA BRASILEIRA COM LUIZ MELODIA.

73º Programa do Especial Música Brasileira na Rádio Educativa FM 105,9, neste sábado  dia 04/08/2012 que vai ao ar das 16h30 às 17h.

Nossa homenagem de hoje é Luiz Melodia.



Luiz Carlos dos Santos, mais conhecido como Luiz Melodia, nasceu no Rio de Janeiro em Janeiro de 1951.

Filho do sambista e compositor Oswaldo Melodia, de quem herdou o nome artístico, cresceu no morro de São Carlos no bairro do Estácio.

Luiz Melodia passou a adolescência compondo e tocando sucessos da Jovem Guarda, com o Grupo "instantâneos" formado por amigos.

Lançou seu primeiro LP em 1973, Pérola Negra. No "Festival Abertura", competição musical da Rede Globo, conseguindo chegar à final com sua canção "Ébano".

Nas décadas seguintes Melodia lançou diversos álbuns e realizou shows, inclusive internacionais.

Em 1987 apresentou-se na França e na Suíça, além de participar em 1992 do "III Festival de Música na França e em 2004 do Festival de Jazz de Montreux.

No final dos anos 90 lançou dois CDs, com estilo eclético que mistura bossa nova, rock, samba, pop, funk, baião e jazz. É também um dos mais respeitados intérpretes, tendo gravado sambas de Cartola e outros compositores.

Em 2004, Luiz Melodia estreio como ator, no longa “Quase dois irmãos”, filme de Lúcia Murat, no ano seguinte atou em “Casa de Areia”. Seu mais recente CD lançado pela Emi: “O melhor de Luiz Melodia – Negro Gato”.


Músicas no Especial:

Fadas
Ilha de Cuba
Passarinho Viu
Memórias Modestas
Só Louco
Divina Criatura
Cordas de Aço
Objeto H
Diz que fui por ai

ESPECIAL MUSICA BRASILEIRA COM IVAN LINS.

72º Programa do Especial Música Brasileira na Rádio Educativa FM 105,9, neste sábado  dia 28/07/2012 que vai ao ar das 16h30 às 17h.

Nossa homenagem de hoje é Ivan Lins.



Ivan Guimarães Lins nasceu no Rio de Janeiro, no dia16 de junho de 1945. Músico e compositor, Lins é um dos artistas de maior sucesso no mundo.

Filho do militar Geraldo Lins foi muito influenciado por diversos gêneros musicais como jazz, bossa nova e soul, tem como principal instrumento o piano que toca desde os dezoito anos.

No primeiro festival da canção em 1968 chegou às finais com a música “Até o amanhecer” e em 1.970 O Amor É O Meu País, foi classificada em segundo lugar no 5º Festival Internacional da Canção.

O primeiro sucesso como compositor foi com Madalena, gravada por Elis Regina.

Foi casado com a cantora e atriz Lucinha Lins, com quem teve um filho, o cantor e ator Cláudio Lins.

Lançou inúmeros discos de sucesso, e trocou diversas vezes de gravadoras.

A partir da segunda metade dos anos 80, começou a enfatizar a carreira internacional, principalmente nos EUA, onde foi regravado por inúmeros astros da música internacional.

Lançou também um tributo ao Poeta da Vila, Noel Rosa, que contou com muitas participações especiais e lançou também um cd somente com canções natalinas.
 
No fim no ano de 2007, Ivan Lins lançou o CD e DVD Saudades de Casa, com diversas colaborações, gravado em estúdio no Rio de Janeiro.

Ivan Lins por pouco não teve uma versão em inglês de sua canção "Novo Tempo" incluída no álbum de Michael Jackson.


Músicas no Especial:

Vieste
Samba do Avião
Até Amanhã
Começar de Novo
Vivo Sonhando
Bonita
A Cor do Pôr do Sol
Novo Tempo
Bilhete

ESPECIAL MUSICA BRASILEIRA COM SILVIO CALDAS.

71º Programa do Especial Música Brasileira na Rádio Educativa FM 105,9, neste sábado  dia 21/07/2012 que vai ao ar das 16h30 às 17h.

Nossa homenagem de hoje é Silvio Caldas.



Silvio Antônio Narciso de Figueiredo Caldas nasceu no Rio de Janeiro no dia 23 de Maio de 1908, foi compositor e cantor brasileiro.

Seu primeiro sucesso foi o Samba de Ari Barroso, desde então se consagrou como um dos maiores cantores brasileiros. Fez parceria com Orestes Barbosa.
Com seis anos cantou um samba de bloco no Teatro Fênix, levado pelo pai, durante conferencia literária.

Começou a trabalhar aos nove anos como aprendiz de mecânico e, aos 16, em 1924, saiu de casa para trabalhar na capital paulista. Em Catanduva, SP, foi leiteiro.

Em 1929 passou a cantar na Rádio Sociedade. Começou a gravar no inicio de 1930. No Carnaval de 1934 fez grande sucesso com o samba Vou partir (João de Barro) e a marcha Linda lourinha.

A primeira música foi o samba Sem você, gravado por Aurora Miranda. No Carnaval desse ano venceu o concurso oficial, na categoria marcha, com Coração ingrato.

Em 1936 gravou com Orestes Barbosa as valsas O nome dela não digo e Meu erro, atuou no filme Carioca Maravilhosa, de Luís de Barros.

Em 1957 ganhou o concurso Canções para o Dia das Mães do jornal O Globo com a valsa-canção e fez sucesso com Viva meu samba (Billy Blanco).

Em sua longa trajetória teve diversos slogans, sendo os mais conhecidos O Caboclinho Querido e Titio.

Em 1992 recebeu a Medalha de Machado de Assis, concedida por unanimidade pela Academia Brasileira de Letras, por proposta de Jorge Amado. Viveu seus últimos 40 anos em seu sitio de Atibaia SP, onde morreu em 03 de Fevereiro de 1998.


Músicas do Especial:

Da Cor do Pecado - Florisbela - Maria - Pra que Mentir - Mulher - Promessa - Deus da Minha rua - Rancho Fundo

ESPECIAL MUSICA BRASILEIRA COM BARÃO VERMELHO.

70º Programa do Especial Música Brasileira na Rádio Educativa FM 105,9, neste sábado  dia 14/07/2012 que vai ao ar das 16h30 às 17h.

Nossa homenagem de hoje é Barão Vermelho.



O Barão Vermelho nasceu no ano de 1981 no Rio de Janeiro com Roberto Frejat, Guto Goffi, Dé Palmeira e Maurício Barros, mas só em 82 os quatro encontrariam o vocalista Cazuza, gravando o primeiro LP da Banda, pela Som Livre.

Fizeram alguns shows em São Paulo e Rio de Janeiro e em seguida lançaram o segundo disco, com faixas como Pro Dia Nascer Feliz, sucesso de 1984 e Beth Balanço.

Em janeiro de 1985 o Barão Vermelho participou do Rock In Rio e no mês de junho Cazuza anunciou que iria fazer carreira solo, e entra na Banda Fernando Magalhães, Peninha e Frejat que passa e se tornar o vocalista do Barão Vermelho.

Em 1.988 foi lançado o sexto álbum, Carnaval com a faixa Pense e Dance, trilha da novela Vale Tudo da Rede Globo.

Músicas no Especial:

Por Você
Amor Meu Grande Amor
Bete Balanço
Pro Dia Nascer Feliz
Pense e Dance
Porque a gente é assim