O Programa Especial Música Brasileira teve como idealizador eu Vitor Prates que buscou informações específicas para trazer o melhor para o Especial.

Iremos falar sobre as obras e vidas dos artistas brasileiros que fizeram história em nosso país.

E quem irá ajudar a deixar esse programa da melhor forma possível é você ouvinte da Educadora AM 1060.

Atenciosamente,

Vitor Prates

sexta-feira, 26 de outubro de 2012

ESPECIAL MUSICA BRASILEIRA COM LEILA PINHEIRO


80º Programa do Especial Música Brasileira na Rádio Educativa FM 105,9, neste sábado  dia 20/10/2012 que vai ao ar das 16h30 às 17h.

Nossa homenagem de hoje é Leila Pinheiro.



Leila Toscano Pinheiro, nasceu em Belém do Pará no dia 16 de Outubro de 1960, é cantora, compositora e pianista.

Filha do gaitista Altino Pinheiro, iniciou-se no estudo de piano aos dez anos, no Instituto de Iniciação Musical.

Em 1974, Leila desistiu das aulas teóricas de música e passou a estudar piano com Guilherme Coutinho.


Em 1980, abandonou no segundo ano o curso de medicina fez sua estreia no primeiro espetáculo, Sinal de Partida (realizado no Theatro da Paz, em Belém), onde estreou como cantora profissional.

Em 1981, muda-se para o Rio de Janeiro onde gravou o primeiro LP, o independente Leila Pinheiro, produzido por Raimundo Bittencourt.

Excursionou com o Zimbo Trio em 1984, realizando uma série de espetáculos pelo exterior, o sucesso veio com o prêmio de cantora-revelação no Festival dos Festivais da TV Globo em 1985, onde interpretou a canção Verde, que foi classificada em terceiro lugar consecutivo e é o primeiro sucesso radiofônico.


A convite do diretor artístico Roberto Menescal, Leila assinou contrato com a gravadora Polygram (atualmente Universal Music).

O disco que marcou sua estreia na gravadora é Olho Nu, que lhe garantiu o prêmio de melhor intérprete no Festival Mundial Yamaha.

Recebeu da Associação Brasileira de Produtores de Disco o Troféu Villa-Lobos, como revelação feminina.


Músicas no Especial:


Abril
Sentado à beira do caminho
Exílio e Paraíso
Por Favor
Discussão
Por quem morrei de amor
Folha de Papel

ESPECIAL MUSICA BRASILEIRA COM ZÉ RAMALHO


79º Programa do Especial Música Brasileira na Rádio Educativa FM 105,9, neste sábado  dia 13/10/2012 que vai ao ar das 16h30 às 17h.

Nossa homenagem de hoje é Zé Ramalho.



José Ramalho Neto, nasceu em Brejo do Cruz na Paraíba, no dia 3 de outubro de 1949, mais conhecido como Zé Ramalho, é cantor e compositor.

Suas influências musicais são uma mistura de elementos da cultura nordestina (cantadores, repentistas e rabequeiros), da Jovem Guarda (Roberto Carlos, Erasmo Carlos, Golden Boys e Renato e seus blue caps), a sonoridade dos Beatles e a rebeldia de The Rolling Stones, Pink Floyd, Raul Seixas e, principalmente, Bob Dylan. Há elementos da mitologia grega e de histórias em quadrinhos em suas músicas.

Em 1974, Zé Ramalho tocou na trilha sonora do filme Nordeste: Cordel, Repente e Canção, de Tânia Quaresma.

Na mesma época misturou suas influências: de Rock a forró.

Em 1977, gravou seu primeiro álbum solo, Zé Ramalho. No ano de 1979 lançou o segundo Álbum A Peleja do Diabo com o Dono do Céu. Mudou-se para Fortaleza em 1980, onde escreveu seu livro Carne de Pescoço.

Em 1996, gravou o álbum ao vivo O Grande Encontro com Elba Ramalho e os famosos nomes da MPB Alceu Valença e Geraldo Azevedo. No mesmo ano, lançou o álbum Cidades e Lendas.

O sucesso de O Grande Encontro foi o suficiente para  Zé Ramalho decidisse gravar uma nova versão de estúdio em 1997, desta vez sem Alceu Valença. O álbum vendeu mais de 300.000 cópias, recebendo os certificados ouro e platina.

O compositor paraibano divulgou em um show realizado em São Paulo no mês de Agosto o seu disco mais recente, "Sinais dos Tempos".


Músicas no Especial:


Um Índio
Não Vendo, Nem Troco
Sinônimo
Admirável Gado Novo
Chão de Giz
Eternas Ondas
A Nave Interior

sábado, 20 de outubro de 2012

ESPECIAL MUSICA BRASILEIRA COM ALMIR SATER

78º Programa do Especial Música Brasileira na Rádio Educativa FM 105,9, neste sábado  dia 06/10/2012 que vai ao ar das 16h30 às 17h.

Nossa homenagem de hoje é Almir Sater.



Almir Eduardo Melke Sater nasceu em Campo Grande no dia 14 de Novembro de 1956.

É violeiro, compositor, cantor, instrumentista e ator.Desde os doze anos já tocava viola.

Mudou-se para o Rio de Janeiro aos 20 e poucos anos para estudar Direito, mas desistiu da carreira de advogado, tornando-se um excelente cantor, motivado inicialmente por escutar no Lago do Machado uma praça situada na Zona Sul do Rio de Janeiro ouvindo viola caipira.


Almir estabeleceu ricas parcerias com Renato Teixeira e Paulo Simões. Com Sérgio Reis, o artista fez parcerias somente em novelas.

Exímio violeiro seu estilo caracteriza-se pelo experimentalismo, a utilização de diversas afinações diferentes e o resgate da música regional.



Músicas em nosso especial:


Um Violeiro toca, O vento e o tempo, Sodade Matadeira, Tocando em frente, Cabecinha no Ombro, Trem do Pantanal, Viola Fora de Moda, Brasil Poeira, Rei do Gado.

ESPECIAL MUSICA BRASILEIRA COM ZECA PAGODINHO

77º Programa do Especial Música Brasileira na Rádio Educativa FM 105,9, neste sábado  dia 25/08/2012 que vai ao ar das 16h30 às 17h.

Nossa homenagem de hoje é Zeca Pagodinho.



Jessé Gomes da Silva Filho, popularmente conhecido como Zeca Pagodinho, nasceu no Rio de Janeiro no dia 04 de Fevereiro de 1959.

Gravou mais de 20 discos, sendo considerado o grande nome do samba e pagode. Zeca Pagodinho começou sua carreira nas rodas de samba dos baixos Irajá e Del Castilho no subúrbio do Rio de Janeiro.


Sua parceria com o flautista Cláudio Camunguelo, teve sua primeira música gravada: "Amargura". A faixa entrou no repertório do segundo disco do grupo Fundo de Quintal.

A aproximação com o grupo acabou levando Zeca Pagodinho para perto de Beth Carvalho. Foi ela quem gravou seu primeiro sucesso: “Camarão que Dorme a Onda Leva", que ganhou até clipe no Fantástico.

Em 2007, o cantor criou o selo ZecaPagodiscos, em parceria com o produtor musical Max Pierre, ex-diretor artístico da Universal Music no Brasil.

O primeiro trabalho da parceria foi o CD e DVD Cidade do Samba, gravado no Rio de Janeiro, reunindo vários artistas brasileiros de estilos musicais diferenciados, como Martinho da Vila, Jair Rodrigues, Cláudia Leitte, Ivete Sangalo, Nando Reis, Erasmo Carlos, Gilberto Gil, entre outros.


Músicas em nosso especial:


Samba do Aproach, Verdade, Camarão que dorme a onda leva, Deixa a Vida Me levar, Jura, Bagaço da Laranja, Manera Mané, O Puxa Saco.

ESPECIAL MUSICA BRASILEIRA COM TOM JOBIM.


76º Programa do Especial Música Brasileira na Rádio Educativa FM 105,9, neste sábado  dia 18/08/2012 que vai ao ar das 16h30 às 17h.

Nossa homenagem de hoje é Tom Jobim.

Antônio Carlos Brasileiro de Almeida Jobim, mais conhecido como Tom Jobim, nasceu no Rio de Janeiro em 25 de Janeiro de 1927, foi compositor, maestro, pianista, cantor.

É considerado como o maior expoente de todos os tempos da música brasileira e um criadores da Bossa Nova.

Pensou em trabalhar como arquiteto, chegando a cursar o primeiro ano da faculdade e até a se empregar em um escritório, mas logo desistiu e decidiu ser pianista.

Tocava em bares e boates em Copacabana, como no Beco das Garrafas no início dos anos 1950, até que em 1952 foi contratado como arranjador pela gravadora Continental.

Em 1956 musicou a peça Orfeu da Conceição com Vinícius de Moraes, que se tornou um de seus parceiros mais constantes.

Dessa peça fez bastante sucesso a canção antológica Se Todos Fossem Iguais a Você, gravada diversas vezes.

Tom Jobim fez parte do núcleo embrionário da bossa nova.

O LP Canção do Amor Demais (1958), em parceria com Vinícius, e interpretações de Elizeth Cardoso, foi acompanhado pelo violão de um baiano até então desconhecido, João Gilberto.

Tom foi um dos destaques do Festival de Bossa Nova em Nova York em 1962. No ano seguinte compôs, com Vinícius, um dos maiores sucessos e possivelmente a canção brasileira mais executada no exterior: "Garota de Ipanema".

Seu último álbum, foi lançado em 1994 pouco antes da sua morte em dezembro, de parada cardíaca quando estava se recuperando de um câncer de bexiga no Hospital em Nova Iorque.

O Aeroporto Internacional do Rio de Janeiro foi renomeado Aeroporto Internacional do Rio de Janeiro/Galeão - Antônio Carlos Jobim.



Músicas em nosso especial:


Corcovado, Sabiá, Garota de Ipanema, Samba de uma nota só, Você vai ver, Maracangalha, Pato Preto, Samba do Avião, Aguas de Março

ESPECIAL MUSICA BRASILEIRA COM JOÃO BOSCO


75º Programa do Especial Música Brasileira na Rádio Educativa FM 105,9, neste sábado  dia 11/08/2012 que vai ao ar das 16h30 às 17h.

Nossa homenagem de hoje é João Bosco.



João Bosco de Freitas Mucci mais conhecido como João Bosco nasceu em Ponta Nova Minas Gerais no dia 13 de Julho de 1946, é cantor, violonista e compositor brasileiro.

Começou a tocar violão aos doze anos, sendo incentivado por sua família, em 1967 no mesmo ano conheceu o poeta Vinícius de Morais e o teve em sua parceria em algumas canções. No ano de 1972 formou-se como Engenheiro Civil.

Em 1972 grava o disco de bolso, projeto do jornal "O Pasquim", sob a supervisão de Ziraldo e do compositor Sérgio Ricardo. 

De um lado, um "tal" de joão Bosco, um jovem compositor, e do outro lado, o grande maestro Tom Jobim.
 
Conheceu a cantora Elis Regina com quem gravou a música "Bala com Bala".
Em 1976, lança o disco "Galos de Briga", pela RCA com letras de Aldir Blanc, com grandes sucessos.
 
Inaugura um dos mais bem sucedidos projetos de divulgação musical idealizado por Albino Pinheiro o "Seis e Meia", no teatro João Caetano do Rio de Janeiro.
No final de 1976, João Bosco e Aldir Blanc recusam o prêmio "Golfinho de Ouro", em favor do compositor Cartola.

Recebem o troféu de "Compositores do Ano", prêmio concedido pela Associação Brasileira dos Produtores de Disco.


Músicas em nosso Especial:


Papel Machê, Quando o amor acontece, Na venda, Na Esquina, Jade, Desenho de Giz, Jeitinho Brasileiro