O Programa Especial Música Brasileira teve como idealizador eu Vitor Prates que buscou informações específicas para trazer o melhor para o Especial.

Iremos falar sobre as obras e vidas dos artistas brasileiros que fizeram história em nosso país.

E quem irá ajudar a deixar esse programa da melhor forma possível é você ouvinte da Educadora AM 1060.

Atenciosamente,

Vitor Prates

sábado, 20 de outubro de 2012

ESPECIAL MUSICA BRASILEIRA COM TOM JOBIM.


76º Programa do Especial Música Brasileira na Rádio Educativa FM 105,9, neste sábado  dia 18/08/2012 que vai ao ar das 16h30 às 17h.

Nossa homenagem de hoje é Tom Jobim.

Antônio Carlos Brasileiro de Almeida Jobim, mais conhecido como Tom Jobim, nasceu no Rio de Janeiro em 25 de Janeiro de 1927, foi compositor, maestro, pianista, cantor.

É considerado como o maior expoente de todos os tempos da música brasileira e um criadores da Bossa Nova.

Pensou em trabalhar como arquiteto, chegando a cursar o primeiro ano da faculdade e até a se empregar em um escritório, mas logo desistiu e decidiu ser pianista.

Tocava em bares e boates em Copacabana, como no Beco das Garrafas no início dos anos 1950, até que em 1952 foi contratado como arranjador pela gravadora Continental.

Em 1956 musicou a peça Orfeu da Conceição com Vinícius de Moraes, que se tornou um de seus parceiros mais constantes.

Dessa peça fez bastante sucesso a canção antológica Se Todos Fossem Iguais a Você, gravada diversas vezes.

Tom Jobim fez parte do núcleo embrionário da bossa nova.

O LP Canção do Amor Demais (1958), em parceria com Vinícius, e interpretações de Elizeth Cardoso, foi acompanhado pelo violão de um baiano até então desconhecido, João Gilberto.

Tom foi um dos destaques do Festival de Bossa Nova em Nova York em 1962. No ano seguinte compôs, com Vinícius, um dos maiores sucessos e possivelmente a canção brasileira mais executada no exterior: "Garota de Ipanema".

Seu último álbum, foi lançado em 1994 pouco antes da sua morte em dezembro, de parada cardíaca quando estava se recuperando de um câncer de bexiga no Hospital em Nova Iorque.

O Aeroporto Internacional do Rio de Janeiro foi renomeado Aeroporto Internacional do Rio de Janeiro/Galeão - Antônio Carlos Jobim.



Músicas em nosso especial:


Corcovado, Sabiá, Garota de Ipanema, Samba de uma nota só, Você vai ver, Maracangalha, Pato Preto, Samba do Avião, Aguas de Março

Nenhum comentário:

Postar um comentário