O Programa Especial Música Brasileira teve como idealizador eu Vitor Prates que buscou informações específicas para trazer o melhor para o Especial.

Iremos falar sobre as obras e vidas dos artistas brasileiros que fizeram história em nosso país.

E quem irá ajudar a deixar esse programa da melhor forma possível é você ouvinte da Educadora AM 1060.

Atenciosamente,

Vitor Prates

segunda-feira, 17 de dezembro de 2012

ESPECIAL MUSICA BRASILEIRA COM QUARTETO EM CY.



86º Programa do Especial Música Brasileira na Rádio Educativa FM 105,9, neste sábado  dia 08/12/2012 que vai ao ar das 16h30 às 17h.

Nossa homenagem de hoje é Quarteto em Cy.


O grupo Quarteto em Cy é formado pelas irmãs: Cybele, Cylene, Cynara e Cyva que nasceram em Ibirataia na Bahia e tiveram a relação da música através do projeto sociocultural Hora da Criança que visava a introdução de jovens ao mundo da arte.

Na década de 60 Cyva a irmã mais velha conheceu o poeta Vinícius de Moraes e incentivou as quatros a formar o grupo e foi batizado como Quarteto em Cy.

O grupo teve seu primeiro registro ao lado de Catulo de Paula que teve como trilha sonora do filme Sol Sobre a Lama de 1963 de Alex Viany que foi composta por Pixinguinha e Vinícius de Moraes.

Em 1966, Cylene se casou e decidiu abandonar o grupo, sendo substituída pela polivalente Regina Werneck, que bem integrada no conjunto passaria a ser conhecida por Cyregina.

O Quarteto participou do “Show do Crioulo Doido”, de Sérgio Porto, que foi realizado no Teatro Toneleros no Rio de Janeiro.

No ano de 1967, Cynara e Cybele se desligam do grupo, sendo substituídas por Semíramis e Sonya, que passariam a ser conhecidas respectivamente por Cymíramis e Cyntia. 

Em 2007, o conjunto recebia indicação ao Prêmio TIM de Música Brasileira na categoria “Melhor Grupo de Samba”.

Em 2008, a produtora Filmação, em associação com a distribuidora Neo, lançou em DVD o conteúdo do espetáculo em que Cyva, Cynara, Cybele e Sonya homenageiam Vinícius e Caymmi.


Músicas em Nosso Especial:

Sabiá, Refazenda, Tarde em Itapuã, Começaria tudo outra vez, Lua Cheia, Mulheres de Atenas, samba de Orly, Menino do Rio, Samba do Carioca, Serrado.

quinta-feira, 6 de dezembro de 2012

ESPECIAL MUSICA BRASILEIRA COM ENGENHEIROS DO HAWAI


85º Programa do Especial Música Brasileira na Rádio Educativa FM 105,9, neste sábado  dia 24/11/2012 que vai ao ar das 16h30 às 17h.

Nossa homenagem de hoje é Engenheiros do Hawai.

A banda começou em Porto Alegre no ano de 1984 até 1989 os seguintes componentes: Humberto Gessinger, Carlos Stein, Marcelo Pitz e Carlos Maltz que formaram a banda somente para uma apresentação num festival na faculdade de Arquitetura do Rio grande do Sul.


No dia 11 de Janeiro de 1985 aconteceu o primeiro show do grupo, e a escolha do nome Engenheiros do Hawai veio para satirizar os estudantes que usavam na época somente bermudas de surfistas.


Começaram a surgir propostas para novos shows e, após, algumas apresentações em palcos alternativos em Porto Alegre, a banda em menos de quatro meses de carreira já conseguia gravar duas músicas na coletânea Rock Grande do Sul (1985) com diversas bandas gaúchas.


Os Engenheiros do Hawaii gravam o seu primeiro álbum: Longe Demais das Capitais, em 1986.


Em 1987, lançaram o disco A Revolta dos Dândis.


Para comemorar os vinte anos de banda, completados em 2005, os Engenheiros do Hawaii lançaram o CD e DVD Acústico MTV.


O novo disco, Acústico II: Novos Horizontes, foi gravado nos dias 30 e 31 de maio de 2007, em São Paulo, no Citibank Hall, e foi lançado em agosto de 2007 com nove faixas inéditas, além de nove regravações.


A formação da banda está assim:


Humberto Gessinger, Gláucio Ayala, Fernando Aranha, Pedro Augusto.


MÚSICAS EM NOSSO ESPECIAL:


Rádio Pirata, Parabólica, Pra ser Sincero, O Papa é Pop, A revolta dos Dândis, Terra de Gigantes, Era um Garoto que como eu amava os Beatles e os Rolling Stones.

ESPECIAL MUSICA BRASILEIRA COM JAIR RODRIGUES

 



84º Programa do Especial Música Brasileira na Rádio Educativa FM 105,9, neste sábado  dia 17/11/2012 que vai ao ar das 16h30 às 17h.

Nossa homenagem de hoje é Jair Rodrigues.



Jair Rodrigues de Oliveira nasceu em Igarapava no dia 6 de fevereiro de 1939 é cantor brasileiro, foi criado em Nova Europa no interior de São Paulo, onde ficou até 1954, mudando com sua família para São Carlos, quando iniciou sua carreira de cantor, participando na Rádio São Carlos como calouro.


É pai dos cantores Luciana Mello e Jair de Oliveira.


No início dos anos 60 participou de programas calouros na televisão e em 1965 fez sucesso com Elis Regina no Programa O Fino da Bossa da TV Record.


Em 1966 participou do festival de Geraldo Vandré e Théo de Barros com a música Disparada, com o quarteto novo.


Jair Rodrigues lançou um álbum por ano, interpretando sucessos como: Menino da Porteira, Boi da Cara Preta e Majestade o Sabiá.


Realizou turnos pela Europa, Estados Unidos e Japão. No ano de 1971 gravou o samba-enredo da Acadêmicos do Salgueiro do Rio de Janeiro.


Em 2000, lançou o CD "500 anos de folia vol. 2". Nesse mesmo ano, participou da trilha sonora da novela "O cravo e a rosa" da Rede Globo.


Em 2006 foi homenageado no 4º Prêmio Tim de Música, no Teatro Municipal do Rio de Janeiro.  No mesmo ano recebeu a  indicação ao Prêmio Grammy Latino, na categoria Álbum de samba Brasileiro com o Álbum “Alma Negra”.


MÚSICAS NO ESPECIAL:

Viva meu Samba,  Operário Brasileiro, A Voz do Morro, Madureira Chorou, O Sol Nascerá, O Mundo Melhor de Pixinguinha, Maravilhoso é Sambar.