
84º Programa do Especial Música Brasileira na Rádio Educativa FM 105,9, neste sábado dia 17/11/2012 que vai ao ar das 16h30 às 17h.
Nossa homenagem de hoje é Jair Rodrigues.
Jair Rodrigues de Oliveira nasceu em Igarapava no dia 6 de fevereiro de 1939 é cantor brasileiro, foi criado em Nova Europa no interior de São Paulo, onde ficou até 1954, mudando com sua família para São Carlos, quando iniciou sua carreira de cantor, participando na Rádio São Carlos como calouro.
É pai dos cantores Luciana Mello e Jair de Oliveira.
No início dos anos 60 participou de programas calouros na televisão e em 1965 fez sucesso com Elis Regina no Programa O Fino da Bossa da TV Record.
Em 1966 participou do festival de Geraldo Vandré e Théo de Barros com a música Disparada, com o quarteto novo.
Jair Rodrigues lançou um álbum por ano, interpretando sucessos como: Menino da Porteira, Boi da Cara Preta e Majestade o Sabiá.
Realizou turnos pela Europa, Estados Unidos e Japão. No ano de 1971 gravou o samba-enredo da Acadêmicos do Salgueiro do Rio de Janeiro.
Em 2000, lançou o CD "500 anos de folia vol. 2". Nesse mesmo ano, participou da trilha sonora da novela "O cravo e a rosa" da Rede Globo.
Em 2006 foi homenageado no 4º Prêmio Tim de Música, no Teatro Municipal do Rio de Janeiro. No mesmo ano recebeu a indicação ao Prêmio Grammy Latino, na categoria Álbum de samba Brasileiro com o Álbum “Alma Negra”.
MÚSICAS NO ESPECIAL:
Viva meu Samba, Operário Brasileiro, A Voz do Morro, Madureira Chorou, O Sol Nascerá, O Mundo Melhor de Pixinguinha, Maravilhoso é Sambar.
Nenhum comentário:
Postar um comentário