O Programa Especial Música Brasileira teve como idealizador eu Vitor Prates que buscou informações específicas para trazer o melhor para o Especial.

Iremos falar sobre as obras e vidas dos artistas brasileiros que fizeram história em nosso país.

E quem irá ajudar a deixar esse programa da melhor forma possível é você ouvinte da Educadora AM 1060.

Atenciosamente,

Vitor Prates

terça-feira, 18 de junho de 2013

Especial Música Brasileira com Pa Moreno.


Patrícia Moreno mais conhecida no mundo artístico como Pa Moreno, é Piracicabana, nasceu no dia 06 de Novembro de 1978.


Começou na música no ano de 1995 como integrante do Coral Luiz de Queiroz, Campus da USP em Piracicaba.


Passou por vários grupos musicais do interior de São Paulo destacando-se pela versatilidade passando do pop, rock, blues, soul, jazz ao mpb, bossa nova, entre outros.


Em 2000 mudou-se para Europa onde desenvolveu vários projetos voltados para música brasileira, fazendo shows na Itália, Alemanha e Suíça. Em um desses projetos Patrícia se lançou como compositora com a música “BRASILEIRO” lançada no formato “single” (CD e Vinil).


Foi intérprete e diretora musical do espetáculo cênico-musical montado em 2008 chamado “Festivais 60: A Era de ouro”, por ela idealizado em conjunto com a CIA Procênica de Teatro.


O espetáculo foi baseado em profundas pesquisas sobre os festivais musicais da TV e fez parte da semana de Arte e Cultura Luiz de Queiroz ESALQ-USP, festividades dos 75 anos da USP, e contou com o apoio da ECA, EAD e USP.

Participou da Virada Cultural Paulista 2011 em Piracicaba.


No dia 20 de novembro de 2011 fez o lançamento oficial de seu CD, sob produção de Celso Rocha. 


O trabalho conta com 13 faixas autorais e o Projeto de Lançamento foi selecionado no Teatro Popular do SESI em Piracicaba. Foram 157 projetos enviados nas áreas de música, teatro e dança, todos de grupos e artistas de Piracicaba e região e Patrícia está entre os 10 escolhidos para música.


Em maio de 2012 Patricia participou da grande Jam de Jazz organizada pelo Hot Clube de Piracicaba. O show aconteceu no Teatro Erostides de Campos em Piracicaba e contou com a participação da Traditional Jazz Band. O show foi em prol a instituição NUPRON que dá assistência a pessoas carentes com tuberculose.


Para 2013 Pa Moreno fará uma série de 20 shows pelo interior do estado de São Paulo. Aprovado pelo PROAC, o projeto “Tour Interiores” mostrará seu trabalho autoral ao vivo.


Músicas no Especial:


Renascer, Merlot, Mágico, Como dizia meu pai, Saudade, E de repente, Iniciante.

Especial Música Brasileira com Sandra de Sá.


Sandra Cristina Frederico de Sá, mais conhecida como Sandra de Sá, nasceu no Rio de Janeiro, em 27 de agosto de 1955 é cantora e compositora brasileira, expoente da música popular brasileira.

Sandra de Sá é considerada a rainha do soul brasileiro, carioca do subúrbio de Pilares.

No fim dos anos 60, passou a frequentar os bailes de soul music da região organizado pelo Movimento Black Rio, ganhando vários prêmios como dançarina nos festivais locais de "black music".

Em 1980 abandonou o curso de psicologia para dedicar-se exclusivamente à música, pois despontou como compositora, tendo uma de suas composições da época, "Morenando", gravada por Leci Brandão.


Iniciou sua carreira em 1980, participando do MPB 80, Festival que era promovido pela Rede Globo, no qual  defendeu a composição "Demônio colorido", Sandra não faturou o prêmio mas, se tornou conhecida nacionalmente.

Em 1984, tornou o seu repertório mais eclético, gravando rocks e sambas, além dos tradicionais funks. Nesse mesmo ano, interpretou "Enredo do meu samba", música de Jorge Aragão e Dona Ivone Lara, que se tornou tema de abertura da telenovela "Partido Alto", da Rede Globo.

No ano de 1990 gravou o disco "Sandra!", com produção de Nelson Motta, no qual interpretou músicas de Cassiano, Jorge Benjor, entre outros compositores.


Em 2000, lançou "Momentos que marcam demais", disco que contou com uma série de convidados, entre eles Zé Ricardo, Renata Arruda, Cássia Eller e Falcão, cantor do grupo O Rappa. No mesmo ano recebeu um convite do produtor Rildo Hora para participar do disco Casa de Samba 4, no qual interpretou ao lado de Zeca Pagodinho "Judia de Mim".

Em 2012 apresentou o show “Baculejo da de Sá”, no palco principal da Fundição Progresso, no Rio de Janeiro, recebendo como convidados os cantores Seu Jorge, Preta Gil, Buchecha entre outros. No mesmo ano participou do encerramento do projeto “Violinos de Cartola tocam Nelson Cavaquinho”, no qual se apresentou ao lado da Orquestra de Violinos do Centro Cultural Cartola, formada por crianças e jovens das comunidades da Mangueira e adjacências.


Músicas no Especial:


Não Vá, Joga Fora, Sina, Sozinha, Demônio Colorido, Sossego, Bye Bye Tristeza.

Especial Música Brasileira com os Golden Boys.


Golden Boys foi uma das bandas do movimento da Jovem Guarda no Brasil é formado por três irmãos: Ronaldo, Roberto e Renato Correa e o primo Valdir Anunciação.


Começaram sua carreira artística participando, como calouros, de programas realizados pela Rádio Mauá, do Rio de Janeiro.


Nessa época, eram intérpretes de versões de músicas estrangeiras, geralmente baladas de rock. Ainda em 1958, o conjunto lançou um 78 rpm e um LP pela gravadora Copacabana.


Os Golden Boys excursionaram nos anos 60 por países da América do Sul e gravaram diversos álbuns.


Foi com o advento da Jovem Guarda que o conjunto teve seu prestígio definitivamente consolidado, não só como intérprete, mas também por suas composições.


Juntos ou separados, os irmãos Correa são autores de vários sucessos gravados por Wanderléa, Roberto Carlos e Erasmo Carlos, entre outros.


Em 1968, o conjunto participou, ao lado de Beth Carvalho, do 3º Festival Internacional da Canção, com a música "Andança" de (Edmundo Souto, Danilo Caymmi e Paulinho Tapajós), ficando na terceira colocação.


Em 1997, o grupo lançou o CD "Festival dos Golden Boys", contendo as canções "Travessia" (Milton Nascimento e Fernando Brant), "Cantiga por Luciana" (Edmundo Souto e Paulinho Tapajós), Pra não dizer que não falei das flores" (Geraldo Vandré) entre outras músicas.


Em 2007, Roberto, Renato e Ronaldo apresentaram-se ao lado dos irmãos Mario, Regina, Eva e Mariza, integrantes das diferentes formações do Trio Esperança, no espetáculo "Gold Herança", realizado no Garden Hall, no Rio de Janeiro. O show foi gravado para lançamento em DVD.


No ano passado também se apresentaram no Teatro Rival (RJ), ao lado de Evinha e do Trio Esperança.


Músicas no Especial:


Berimbau – Alguém na Multidão – Só vou criar galinha – Andança – Eu Bebo sim – Perambulando – Quero lhe dizer cantando – Não precisa chorar.

Especial Música Brasileira com Fernanda Porto.


Maria Fernanda Dutra Clemente, mais conhecida como Fernanda Porto nasceu em 31 de dezembro de 1965 em Serra Negra.


Ganhou seus primeiros instrumentos musicais de seus avós paternos e dos seus padrinhos, primeiro veio o Xilofone, depois a sanfoninha, sax de plástico, violão e pequenos instrumentos de percussão.


Fernanda Porto assistiu pela primeira vez na sua vida, um show em São Paulo no Ginásio do Anhembi de Elis Regina, João Bosco e Ivan Lins, foi a partir dai que surgiu a decisão de ser pianista.


Em 1981 entra para a Faculdade de Música Santa Marcelina, Bacharelado em Piano. Mas percebe que o seu interesse pelo piano erudito era parcial e se transfere para o curso de Composição e Regência. No ano de 1984 monta a primeira banda de música popular na faculdade. Ao mesmo tempo, prossegue com os estudos de canto lírico.


Em 2011 realizou diversos shows por várias cidades do interior de São Paulo pelo Circuito Sesi.


No ano passado Fernanda Porto realizou em março um tour pela Europa, passando por Portugal, Itália e Inglaterra.

Lançou em 2009 seu quarto CD Autorretrato com quatorze canções inéditas.


Músicas do Especial:

Bola
Eletricidade
De Costas pro mundo
Roda Viva
Sambassim