O Programa Especial Música Brasileira teve como idealizador eu Vitor Prates que buscou informações específicas para trazer o melhor para o Especial.

Iremos falar sobre as obras e vidas dos artistas brasileiros que fizeram história em nosso país.

E quem irá ajudar a deixar esse programa da melhor forma possível é você ouvinte da Educadora AM 1060.

Atenciosamente,

Vitor Prates

quinta-feira, 26 de setembro de 2013

Especial Música Brasileira com Guilherme Arantes.


GUILHERME ARANTES, nasceu em São Paulo no dia 28 de Julho de 1.953.

Aos 5 anos Guilherme Arantes já tocava cavaquinho, foi influenciado pelo seu pai que gostava muito de música.Aos 6 anos de idade aprendeu a tocar piano.

Na adolescência integrou o GRUPO OS POLISSONANTES que tinha como baixista o ator Kadu Moliterno.

O primeiro trabalho profissional COM O GRUPO ROCK PROGRESSIVO MOTO PERPÉTUO em 1.974, um único LP que foi lançado pela gravadora Continental.

O Show de estréia do grupo aconteceu no TEATRO 13 de Maio na cidade de São Paulo. O grupo foi desfeito, pois Guilherme desejava fazer um trabalho ligado à música popular.

Guilherme Arantes também trabalhou na produção de Jingles e Vinhetas para o Studio Pauta e Vice-Versa.

A carreira solo deu início em 1.975 quando apresentou uma fita com suas músicas em várias gravadoras.

Em 1976, deixou o grupo e partiu para carreira solo, lançando o LP “Guilherme Arantes”, com destaque para a balada pop romântica "Meu mundo e nada mais", incluída na trilha sonora da novela "Anjo mau" (Rede Globo). Os discos seguintes foram “Ronda noturna” (1977) e “A cara e a coragem” (1978).

Em 1.979, Guilherme chegou até a semifinal do FESTIVAL 79, promovido pela extinta TV TUPI, com a música ESTATÍSTICAS.

Guilherme Arantes tem quase 40 anos de trajetória artística, seu mais recente CD foi, lançado pelo seu próprio selo Coaxo do Sapo. O referido álbum rendeu ao cantor o prêmio de Melhor Álbum na edição do Prêmio Multishow de 2013.


Especial Música Brasileira com Erasmo Carlos.


ERASMO CARLOS, nasceu no Rio de Janeiro no dia 05 de Junho de 1.941, sua parceria com o cantor Roberto Carlos é certamente a maior da história da Música Popular Brasileira, tanto venda quanto em regravações, feitas por artistas de todo o Brasil e do exterior.

Junto com Roberto Carlos, compôs mais de 500 canções.

Erasmo Carlos resolveu adotar Carlos no nome artístico em homenagem ao Roberto Carlos e a Carlos Imperial.

Com a chegada da Bossa Nova, Erasmo se deixou influenciar pelo gênero. Antes de seguir carreira solo, Erasmo fez parte da Banda Renato e seus Blue Caps.

Participou efetivamente com Roberto Carlos e com Wanderléa do Programa Jovem Guarda, onde tinha o apelido de TREMENDÃO, imitando as roupas e o estilo de seu ídolo Elvis Presley.

Seus maiores sucesso como cantor nessa fase foram: Gatinha Manhosa e Festa de Arromba.

Erasmo Carlos começou nos anos 80 no Brasil, um projeto ambicioso com o nome ERASMO CONVIDA com 12 canções interpretadas por artistas como: Nara Leão, Maria Bethânia, Gal Costa, Wanderléa, A Cor do Som, As Frenéticas, Gilberto Gil, Rita Lee, Tim Maia, Jorge Bem Jor e Caetano Velloso.

No ano passado comemorou 50 anos de carreira e para comemorar esta data marcante, atualmente ronda o país com shows.

Tremendão está com 72 anos, soma 27 álbuns e seu mais novo cd é Sexo & Rock'n Roll.


domingo, 8 de setembro de 2013

Especial Música Brasileira com Beth Carvalho.


Elizabeth Santos Leal de Carvalho, mais conhecida como Beth Carvalho nasceu no Rio de Janeiro, em 5 de maio de 1946, é uma cantora e compositora brasileira de samba.


Desde que começou a fazer sucesso, na década de 1970, Beth se tornou uma das maiores intérpretes do gênero, ajudando a revelar nomes como Luiz Carlos da Vila, Jorge Aragão, Zeca Pagodinho, Almir Guineto, o grupo Fundo de Quintal e Arlindo Cruz.


Nas festinhas e reuniões musicais dos anos 60, surgia a cantora Beth Carvalho, influenciada também pela Bossa Nova.


Em 1965, gravou o seu primeiro compacto simples, com a música “Por quem morreu de amor”, de Roberto Menescal e Ronaldo Bôscoli.


Beth Carvalho participou do Festival Internacional da Canção, Festival Universitário, Brasil Canta no Rio, entre outros.


No Festival Internacional da Canção de 68, conquistou o 3º lugar com “Andança”, de Edmundo Souto, Paulinho Tapajós e Danilo Caymmi, e ficou conhecida em todo o país. Além de seu primeiro grande sucesso, “Andança” é o título de seu primeiro LP.

Em 2007, a cantora lançou também pelo selo Andança, o CD/DVD “Beth Carvalho canta o Samba da Bahia”, com um repertório de sambas de compositores baianos, de diferentes gerações.


Participaram do DVD, artistas consagrados como: Gilberto Gil, Maria Bethânia, Caetano Veloso, Margareth Menezes, Carlinhos Brown, Daniela Mercury, Ivete Sangalo, Olodum, entre outros. O DVD traz ainda um histórico documentário sobre o samba de roda da Bahia.


Em 2013 recebe homenagem da escola de samba paulistana Acadêmicos do Tatuapé com o enredo "Beth Carvalho, a madrinha do samba".


Especial Música Brasileira com Marisa Monte.

 

Marisa de Azevedo Monte, nasceu no Rio de Janeiro no dia 1 de Julho de 1967, é cantora, compositora e produtora musical.


Com 19 anos mudou-se para Roma na Itália, onde durante dez meses estudou canto lírico. Após esse período passou a fazer apresentações em bares e casas noturnas, cantando música brasileira, acompanhada de amigos, um desses espetáculos foi assistido pelo produtor musical Nelson Motta, que tornou-se o diretor do seu primeiro show no Rio de Janeiro.


Marisa já ganhou inúmeros prêmios nacionais e internacionais, incluindo três Grammy Latino, sete Vídeo Music Brasil, nove Prêmio Multishow de Música Brasileira, cinco APCA e seis Prêmios Tim de Música.


Marisa foi convidada pela TV Manchete a gravar seu primeiro especial, que foi lançando em dois formatos, LP e VHS, com o nome MM.


A este disco com repertório eclético pertence o primeiro grande sucesso de Marisa, Bem que Se Quis, que foi executado nas emissoras de rádio e fez parte da trilha sonora da novela da Rede Globo O Salvador da Pátria, de Lauro César Muniz (1989).


Este álbum vendeu 500 mil cópias, um sucesso para uma artista estreante no Brasil.


Em 2002, lançou, com Carlinhos Brown e Arnaldo Antunes, o CD "Tribalistas", cujo making of gerou DVD.


Todas as canções lançadas atingiram o sucesso rapidamente, principalmente "Já Sei Namorar" - hit de 2002, "Velha Infância" - hit de 2003, e "É Você".


Em 2007, saiu em turnê pelo Brasil e no exterior, apresentando-se na Austrália, Coreia, Japão e China. Nesse mesmo ano, foi eleita Melhor Cantora de Pop/Rock na quinta edição do Prêmio Tim de Música Brasileira, com o disco "Infinito particular" .


Em 2012 ganhou mais um Prêmio da Música Brasileira, na categoria Melhor Cantora/Pop, pelo CD “O que você quer saber de verdade". Nesse mesmo ano, iniciou, turnê brasileira de lançamento do disco.