O Programa Especial Música Brasileira teve como idealizador eu Vitor Prates que buscou informações específicas para trazer o melhor para o Especial.

Iremos falar sobre as obras e vidas dos artistas brasileiros que fizeram história em nosso país.

E quem irá ajudar a deixar esse programa da melhor forma possível é você ouvinte da Educadora AM 1060.

Atenciosamente,

Vitor Prates

sexta-feira, 30 de dezembro de 2011

ESPECIAL MÚSICA BRASILEIRA COM BETH CARVALHO.

 
45º Programa do Especial Música Brasileira na Rádio Educativa FM 105,9, neste sábado  dia 24/12/2011 que vai ao ar das 16h30 às 17h.

Nossa homenagem de hoje é Beth Carvalho.


Elizabeth Santos Leal de Carvalho, mais conhecida como Beth Carvalho nasceu no Rio de Janeiro, em 5 de maio de 1946, é uma cantora e compositora brasileira de samba.

Desde que começou a fazer sucesso, na década de 1970, Beth se tornou uma das maiores intérpretes do gênero, ajudando a revelar nomes como Luiz Carlos da Vila, Jorge Aragão, Zeca Pagodinho, Almir Guineto, o grupo Fundo de Quintal e Arlindo Cruz.

No Festival Internacional da Canção de 68, conquistou o 3º lugar com “Andança”, de Edmundo Souto, Paulinho Tapajós e Danilo Caymmi, e ficou conhecida em todo o país. Além de seu primeiro grande sucesso, “Andança” é o título de seu primeiro LP.

Em novembro de 2011, a cantora promove o lançamento de seu mais novo álbum de inéditas, “Nosso Samba Tá na Rua”. Beth Carvalho tem atualmente 45 anos de CARREIRA. A cantora já recebeu seis Prêmios Sharp, 17 Discos de Ouro, nove de Platina, um DVD de Platina, além de centenas de troféus e premiações.


Música no Especial:


Vou festejar
A chuva cai
Coisinha do pai
Folhas seca
Andança
Geografia Popular
Quem é de sambar
A flor e o espinho

ESPECIAL MÚSICA BRASILEIRA COM DJAVAN.


44º Programa do Especial Música Brasileira na Rádio Educativa FM 105,9, neste sábado  dia 17/12/2011 que vai ao ar das 16h30 às 17h.

Nossa homenagem de hoje é Djavan.



Djavan Caetano Viana nasceu em Maceió no dia 27 de janeiro de 1949 é um cantor, compositor, produtor musical e violonista brasileiro, aprendeu a tocar violão sozinho.

Djavan poderia ter sido jogador de futebol. Lá pelos 11, 12 anos, o garoto Djavan dividia seu tempo e sua paixão entre o jogo de bola nas várzeas de Maceió e o equipamento de som na casa de pai de um amigo de escola.

Com 23 anos vai para o Rio de Janeiro onde tentou a sorte no mercado musical.


A canção "Meu Bem Querer" foi trilha sonora da telenovela Rede Globo: "Coração Alado" como tema da personagem Vívian, interpretada por Vera Fischer. A música se tornou um dos maiores sucessos da carreira do cantor.

Em 2010, o álbum "Ária" é o primeiro em que Djavan exerce exclusivamente a arte de interpretar canções de outros compositores.

Sempre rigoroso na condução de sua carreira, Djavan aguardou o auge da maturidade vocal para se debruçar sobre um repertório escolhido entre a sua memória afetiva e suas antenas sempre ligadas para o que é musical e interessante.



Musicas do Especial:

Oceano
Eu te devoro
Linha do Equador
Flor de Lis
Samurai
Meu bem querer

sábado, 17 de dezembro de 2011

ESPECIAL MÚSICA BRASILEIRA COM LULU SANTOS.


43º Programa do Especial Música Brasileira na Rádio Educativa FM 105,9, neste sábado  dia 10/12/2011 que vai ao ar das 16h30 às 17h.

Nossa homenagem de hoje é Lulu Santos.

Luiz Maurício Pragana dos Santos no Rio de Janeiro no dia 4 de maios de 1.953 é conhecido como Lulu Santos, é cantor, compositor e guitarrista brasileiro.

Começou a tocar aos doze anos de idade, formando uma banda inspirada nos Beatles chamada de Cave Man.

Em 1981 lançou o compacto com “Tesouros da Juventude”, parceria com o jornalista e produtor Nelson Motta.

No final de 2009 flerta com o samba novamente no álbum Singular recheado de canções pop no melhor estilo que o consagrou.

Em meados de 2010, em comemoração aos seus 30 anos de carreira solo, aos 20 anos da MTV Brasil e aos 10 anos da gravação do seu primeiro Acústico MTV, lulu lançou o seu Acústico MTV Vol. 2.



Músicas do Nosso Especial:

E tudo mais, De repente Califórnia, Dinossauros do Rock, Como uma onda, Tempos Modernos, Tudo Azul, Assim Caminha a Humanidade.

ESPECIAL MÚSICA BRASILEIRA COM ROBERTO CARLOS.


42º Programa do Especial Música Brasileira na Rádio Educativa FM 105,9, neste sábado  dia 03/12/2011 que vai ao ar das 16h30 às 17h.

Nossa homenagem de hoje é Roberto Carlos.

Roberto Carlos Braga nasceu em Cachoeiro do Itapemirim no dia 19 de Abril de 1.941.

Quando criança aprendeu a tocar violão e piano a princípio com sua mãe e, posteriormente, no Conservatório Musical de sua cidade natal. Apesar de seu sonho de infância de ser arquiteto, dedicou-se à música.

Em 1957 formou com alguns amigos, inclusive Tim Maia, o conjunto "Os Sputniks". No ano seguinte já era integrante do "The Snakes", junto com Erasmo Carlos. Com esse grupo chegou a participar do programa Clube do Rock de Carlos Imperial na TV Continental.

Gravou alguns compactos no final da década de 50.


Em 1965 estreou, ao lado de Erasmo e Wanderléa, o programa Jovem Guarda na TV Record, que daria nome ao movimento.

Fez diversos filmes inspirados na fórmula dos Beatles - como "Roberto Carlos em Ritmo de Aventura", "Roberto Carlos e o Diamante Cor-de-rosa" e "Roberto Carlos a 300km por Hora".

Nos anos 70, com o fim do movimento da Jovem Guarda, muda de estilo e torna-se um cantor e compositor basicamente romântico.

Foi a partir daí que seu público-alvo deixou de ser o jovem e passou a ser o público adulto.

 
Músicas em Nosso Especial:
 
Calhambeque
É Preciso Saber Viver
Pega Ladrão
Proposta
Força Estranha
Quero que vá tudo pro inferno
Mulher de 40



sexta-feira, 2 de dezembro de 2011

ESPECIAL MUSICA BRASILEIRA COM NARA LEÃO.

 
41º Programa do Especial Música Brasileira na Rádio Educativa FM 105,9, neste sábado  dia 26/11/2011 que vai ao ar das 16h30 às 17h.

Nossa homenagem de hoje é Nara Leão.

Nara Lofego Leão Diegues nasceu em Vitória no dia 19 de Janeiro de 1.942.

Mudou-se para a Cidade do Rio de Janeiro quando tinha apenas um ano de idade, com os pais e a irmã, a jornalista Danuza Leão.

Aos 14 anos, em 1956, resolveu estudar violão na academia de Carlos Lyra e Roberto Menescal, que funcionava em um quarto-e-sala na rua Sá Ferreira em Copacabana. Mais tarde, Nara tornou-se professora da academia.

A estreia profissional de Nara Leão foi com a participação ao lado de Vinícius de Moraes e Carlos Lyra, na comédia Pobre Menina Rica (1963). O título de musa da Bossa Nova foi a ela creditado pelo cronista Sérgio Porto.

Nara também aderiu ao movimento tropicalista. Nara Leão morreu no dia 07 de Junho de 1.989 aos 47 anos de idade.
 
 
Música em Nosso Especial:
-Acender as velas
-Diz que fui por ai
-Olê, Olá
-Desafinado
-Laranja da China
-Amor nas Estrelas
-Meu Ego
-Telefone



ESPECIAL MUSICA BRASILEIRA COM ALCIONE.


40º Programa do Especial Música Brasileira na Rádio Educativa FM 105,9, neste sábado  dia 19/11/2011 que vai ao ar das 16h30 às 17h.

Nossa homenagem de hoje é para Alcione.



Alcione Dias Nazareth nasceu em São Luís do Maranhão no dia 21 de Novembro de 1947 é cantora, instrumentista e compositora brasileira.

O nome de batismo foi idéia do pai, inspirado na personagem principal de um livro chamado ‘’Renúncia’’.

Formou-se como professora primária na Escola de Curso Normal. Lecionou por dois anos e continuou a dedicar-se à música, tendo se apresentado na TV do Maranhão nos anos de 1965 e 1966.


Em 1.968 mudou-se para o Rio de Janeiro, indo trabalhar na cantina do Ministério da Fazenda e posteriormente como balconista em uma loja de discos.


Em meados dos anos 70 foi para São Paulo apresentar-se no BLOW-UP, onde conheceu o cantor Jair Rodrigues.

Em 1.974 participou do Festival da Canção Portuguesa e gravou a música “Planos de Papel”de Raul Seixas especialmente para a trilha da novela “O Rebu”da TV Globo.

Músicas em Nosso Especial com Alcione:
 
Meu Ébano
Estranha Loucura
Gosto veneno
O meu Amor
As rosas não falam
Não deixe o sabam morrer
Pandeiro é meu nome


segunda-feira, 14 de novembro de 2011

ESPECIAL MUSICA BRASILEIRA COM OS PARALAMAS DO SUCESSO.



Programa do Especial Música Brasileira na Rádio Educativa FM 105,9, neste sábado  dia 16 de Fevereiro de 2013https://www.youtube.com/watch?v=cfi9K97ulmE que vai ao ar das 18h00 às 18h30.

Nossa homenagem de hoje é para Os Paralamas do Sucesso.


Começaram a fazer rock no Brasil na década de 80 tiveram o mérito de ser reconhecidos como uma geração relevante da música brasileira.

A banda faz parte do chamado quarteto sagrado do rock brasileiro, juntamente com Barão Vermelho, Titãs e Legião Urbana.

Da primeira entrevista na Rádio Fluminense até o palco do Rock In Rio, de anônimos eles passaram a promessa. Vital e sua moto se transformaram em um dos primeiros hits daquela geração e lhes rendeu o convite para gravar um disco profissional.

Em 1.984 lançaram o álbum O PASSO DO LUI, que teve enorme seqüência de sucessos, com as músicas ÓCULOS e ME LIGA, levando o grupo a tocar no Rock In Rio, no qual Os Paralamas foram considerados um dos melhores.

A banda fez muitas turnês pela América do Sul, ganhando popularidade na Argentina, Uruguai, Chile e Venezuela.

Em 2010, os Paralamas gravaram no Espaço Tom Jobim, no Jardim Botânico do Rio de Janeiro o CD e DVD Multishow Ao Vivo Brasil Afora que contou com as participações de Pitty e Zé Ramalho .

O lançamento do DVD ocorreu em Abril de 2011 em um especial do canal Multishow.

A banda conquistou vários prêmios entre eles o Grammy Latino de 2000 como Melhor álbum de rock brasileiro, em 2001 melhor vídeo musical e melhor música brasileira - A Lua Q eu Te Dei que teve a interpretação de Ivete Sangalo. Em 2011 como melhor álbum POP Contemporâneo Brasileiro.


ESPECIAL MUSICA BRASILEIRA COM OS DEMÔNIOS DA GAROA.



38º Programa do Especial Música Brasileira na Rádio Educativa FM 105,9, neste sábado  dia 05/11/2011 que vai ao ar das 16h30 às 17h.

Nossa homenagem de hoje é para Os Demônios da Garoa.

Conjunto Vocal mais antigo do Brasil em atividade, ganhador do disco de ouro pelo álbum de 50 Anos, o Grupo Demônios da Garoa já vendeu mais de dez milhões de cópias ao longo de sua carreira. 

Demônios da Garoa é um grupo musical como grande intérprete de Adoniran Barbosa.

O grupo surgiu na década de 40 com o nome "Grupo do Luar" fundado por Waldemar Pezzuol. Em 1949, durante as gravações do filme O Cangaceiro, onde conheceram o compositor Adoniran Barbosa. Nasceu a parceria que rendeu os principais sucessos do grupo e seu reconhecimento nacional.

O grupo vendeu mais de dez milhões de cópias distribuídos em 69 compactos simples, 6 compactos duplos, 34 LPs e 13 CDs ao longo de sua carreira.

Música no Especial Os Demônios da Garoa:

Trem das Onze, Apaga o fogo Mané, Samba Italiano, Saudosa Maloca, Luz da Light, Barracão, Iracema, Vila Esperança, Samba do Arnesto 

quarta-feira, 2 de novembro de 2011

ESPECIAL MUSICA BRASILEIRA COM OS INCRÍVEIS.



37º Programa do Especial Música Brasileira na Rádio Educativa FM 105,9, neste sábado dia 29/10/2011 que vai ao ar das 16h30 às 17h.

Nossa homenagem de hoje é para Os Incríveis.




Os Incríveis foi uma banda brasileira de rock e pop dos 60 e 70, formada em São Paulo por Domingos Orlando "Mingo", Waldemar Mozema "Risonho", Antônio Rosas Seixas "Manito", Luiz Franco Thomaz "Netinho" e Demerval Teixeira Rodrigues "Neno", que foi substituído em 1965 por Lívio Benvenuti Júnior "Nenê".

Inicialmente, a banda chamava-se The Clevers e em seus shows, tocavam principalmente twist, estilo de moda no início da década de 1960.

O grande sucesso veio no período da Jovem Guarda, com a mudança de nome e canções populares como "Era um Garoto Que, Como Eu, Amava os Beatles e os Rolling Stones", "O Milionário" e "Eu Te Amo, Meu Brasil".

Em 1970 gravaram "Eu te amo meu Brasil", de Dom e Ravel, que foi muito identificada com o regime militar, o que acarretou em perda de popularidade para o grupo. Ainda gravaram alguns discos em fins da década de 1970 e realizaram alguns shows pelo país, com variadas formações, sem, entretanto, lograr mais o mesmo sucesso anterior.

Em 2005, o grupo participou de diversos eventos e shows comemorativos dos 40 anos da Jovem Guarda. Nesse ano, participaram, em São Paulo, das gravações de CD e DVD ao vivo, ao lado de Erasmo Carlos, Wanderléa, Golden Boys e outros expoentes da Jovem Guarda.
 
 
Músicas em nosso Especial :
 
 
Vendedor de Bananas, Eu te amo meu Brasil, Declaro Paz, Estou a perigo, O Milionário, Era um Garoto Que, Como Eu, Amava os Beatles e os Rolling Stones, Caminhemos. 


sábado, 22 de outubro de 2011

ESPECIAL MÚSICA BRASILEIRA COM MARIA RITA.


36º Programa do Especial Música Brasileira na Rádio Educativa FM 105,9, neste sábado dia 22/10/2011 que vai ao ar das 16h30 às 17h.

Nossa homenagem de hoje é para Maria Rita.

Maria Rita Costa Camargo Mariano nasceu em São Paulo no dia 09 de Setembro de 1977 é cantora e produtora musical.
Filha de dois ícones da música popular brasileira, a cantora Elis Regina e o músico César Camargo Mariano, Maria Rita formou-se em comunicação social e estudos latino-americanos na época que morou com o pai nos Estados Unidos. Apesar de decidir-se pela carreira musical tardiamente, aos 24 anos.
No dia 14 de setembro de 2007, Maria Rita lançou o seu terceiro CD "Samba Meu". O CD teve lançamento simultâneo nos Estados Unidos, América Latina, México, Portugal, Israel e Reino Unido.

Discografia:

2003 - Maria Rita - 3x Platina - 1 milhão de vendas
2005 - Segundo    - 2x Platina - 250 mil vendidas
2007 - Samba Meu  - Platina    - 200 mil vendidas
2011 - Elo        - Platina    - ----------------
 

Músicas em Nosso Especial com Maria Rita.
A Festa, Menininha do Portão, Agora só falta você, Pagu, Encontros e Despedidas, Feliz, Caminhos das Águas.