O Programa Especial Música Brasileira teve como idealizador eu Vitor Prates que buscou informações específicas para trazer o melhor para o Especial.

Iremos falar sobre as obras e vidas dos artistas brasileiros que fizeram história em nosso país.

E quem irá ajudar a deixar esse programa da melhor forma possível é você ouvinte da Educadora AM 1060.

Atenciosamente,

Vitor Prates

segunda-feira, 17 de dezembro de 2012

ESPECIAL MUSICA BRASILEIRA COM QUARTETO EM CY.



86º Programa do Especial Música Brasileira na Rádio Educativa FM 105,9, neste sábado  dia 08/12/2012 que vai ao ar das 16h30 às 17h.

Nossa homenagem de hoje é Quarteto em Cy.


O grupo Quarteto em Cy é formado pelas irmãs: Cybele, Cylene, Cynara e Cyva que nasceram em Ibirataia na Bahia e tiveram a relação da música através do projeto sociocultural Hora da Criança que visava a introdução de jovens ao mundo da arte.

Na década de 60 Cyva a irmã mais velha conheceu o poeta Vinícius de Moraes e incentivou as quatros a formar o grupo e foi batizado como Quarteto em Cy.

O grupo teve seu primeiro registro ao lado de Catulo de Paula que teve como trilha sonora do filme Sol Sobre a Lama de 1963 de Alex Viany que foi composta por Pixinguinha e Vinícius de Moraes.

Em 1966, Cylene se casou e decidiu abandonar o grupo, sendo substituída pela polivalente Regina Werneck, que bem integrada no conjunto passaria a ser conhecida por Cyregina.

O Quarteto participou do “Show do Crioulo Doido”, de Sérgio Porto, que foi realizado no Teatro Toneleros no Rio de Janeiro.

No ano de 1967, Cynara e Cybele se desligam do grupo, sendo substituídas por Semíramis e Sonya, que passariam a ser conhecidas respectivamente por Cymíramis e Cyntia. 

Em 2007, o conjunto recebia indicação ao Prêmio TIM de Música Brasileira na categoria “Melhor Grupo de Samba”.

Em 2008, a produtora Filmação, em associação com a distribuidora Neo, lançou em DVD o conteúdo do espetáculo em que Cyva, Cynara, Cybele e Sonya homenageiam Vinícius e Caymmi.


Músicas em Nosso Especial:

Sabiá, Refazenda, Tarde em Itapuã, Começaria tudo outra vez, Lua Cheia, Mulheres de Atenas, samba de Orly, Menino do Rio, Samba do Carioca, Serrado.

quinta-feira, 6 de dezembro de 2012

ESPECIAL MUSICA BRASILEIRA COM ENGENHEIROS DO HAWAI


85º Programa do Especial Música Brasileira na Rádio Educativa FM 105,9, neste sábado  dia 24/11/2012 que vai ao ar das 16h30 às 17h.

Nossa homenagem de hoje é Engenheiros do Hawai.

A banda começou em Porto Alegre no ano de 1984 até 1989 os seguintes componentes: Humberto Gessinger, Carlos Stein, Marcelo Pitz e Carlos Maltz que formaram a banda somente para uma apresentação num festival na faculdade de Arquitetura do Rio grande do Sul.


No dia 11 de Janeiro de 1985 aconteceu o primeiro show do grupo, e a escolha do nome Engenheiros do Hawai veio para satirizar os estudantes que usavam na época somente bermudas de surfistas.


Começaram a surgir propostas para novos shows e, após, algumas apresentações em palcos alternativos em Porto Alegre, a banda em menos de quatro meses de carreira já conseguia gravar duas músicas na coletânea Rock Grande do Sul (1985) com diversas bandas gaúchas.


Os Engenheiros do Hawaii gravam o seu primeiro álbum: Longe Demais das Capitais, em 1986.


Em 1987, lançaram o disco A Revolta dos Dândis.


Para comemorar os vinte anos de banda, completados em 2005, os Engenheiros do Hawaii lançaram o CD e DVD Acústico MTV.


O novo disco, Acústico II: Novos Horizontes, foi gravado nos dias 30 e 31 de maio de 2007, em São Paulo, no Citibank Hall, e foi lançado em agosto de 2007 com nove faixas inéditas, além de nove regravações.


A formação da banda está assim:


Humberto Gessinger, Gláucio Ayala, Fernando Aranha, Pedro Augusto.


MÚSICAS EM NOSSO ESPECIAL:


Rádio Pirata, Parabólica, Pra ser Sincero, O Papa é Pop, A revolta dos Dândis, Terra de Gigantes, Era um Garoto que como eu amava os Beatles e os Rolling Stones.

ESPECIAL MUSICA BRASILEIRA COM JAIR RODRIGUES

 



84º Programa do Especial Música Brasileira na Rádio Educativa FM 105,9, neste sábado  dia 17/11/2012 que vai ao ar das 16h30 às 17h.

Nossa homenagem de hoje é Jair Rodrigues.



Jair Rodrigues de Oliveira nasceu em Igarapava no dia 6 de fevereiro de 1939 é cantor brasileiro, foi criado em Nova Europa no interior de São Paulo, onde ficou até 1954, mudando com sua família para São Carlos, quando iniciou sua carreira de cantor, participando na Rádio São Carlos como calouro.


É pai dos cantores Luciana Mello e Jair de Oliveira.


No início dos anos 60 participou de programas calouros na televisão e em 1965 fez sucesso com Elis Regina no Programa O Fino da Bossa da TV Record.


Em 1966 participou do festival de Geraldo Vandré e Théo de Barros com a música Disparada, com o quarteto novo.


Jair Rodrigues lançou um álbum por ano, interpretando sucessos como: Menino da Porteira, Boi da Cara Preta e Majestade o Sabiá.


Realizou turnos pela Europa, Estados Unidos e Japão. No ano de 1971 gravou o samba-enredo da Acadêmicos do Salgueiro do Rio de Janeiro.


Em 2000, lançou o CD "500 anos de folia vol. 2". Nesse mesmo ano, participou da trilha sonora da novela "O cravo e a rosa" da Rede Globo.


Em 2006 foi homenageado no 4º Prêmio Tim de Música, no Teatro Municipal do Rio de Janeiro.  No mesmo ano recebeu a  indicação ao Prêmio Grammy Latino, na categoria Álbum de samba Brasileiro com o Álbum “Alma Negra”.


MÚSICAS NO ESPECIAL:

Viva meu Samba,  Operário Brasileiro, A Voz do Morro, Madureira Chorou, O Sol Nascerá, O Mundo Melhor de Pixinguinha, Maravilhoso é Sambar.

sexta-feira, 26 de outubro de 2012

ESPECIAL MUSICA BRASILEIRA COM LEILA PINHEIRO


80º Programa do Especial Música Brasileira na Rádio Educativa FM 105,9, neste sábado  dia 20/10/2012 que vai ao ar das 16h30 às 17h.

Nossa homenagem de hoje é Leila Pinheiro.



Leila Toscano Pinheiro, nasceu em Belém do Pará no dia 16 de Outubro de 1960, é cantora, compositora e pianista.

Filha do gaitista Altino Pinheiro, iniciou-se no estudo de piano aos dez anos, no Instituto de Iniciação Musical.

Em 1974, Leila desistiu das aulas teóricas de música e passou a estudar piano com Guilherme Coutinho.


Em 1980, abandonou no segundo ano o curso de medicina fez sua estreia no primeiro espetáculo, Sinal de Partida (realizado no Theatro da Paz, em Belém), onde estreou como cantora profissional.

Em 1981, muda-se para o Rio de Janeiro onde gravou o primeiro LP, o independente Leila Pinheiro, produzido por Raimundo Bittencourt.

Excursionou com o Zimbo Trio em 1984, realizando uma série de espetáculos pelo exterior, o sucesso veio com o prêmio de cantora-revelação no Festival dos Festivais da TV Globo em 1985, onde interpretou a canção Verde, que foi classificada em terceiro lugar consecutivo e é o primeiro sucesso radiofônico.


A convite do diretor artístico Roberto Menescal, Leila assinou contrato com a gravadora Polygram (atualmente Universal Music).

O disco que marcou sua estreia na gravadora é Olho Nu, que lhe garantiu o prêmio de melhor intérprete no Festival Mundial Yamaha.

Recebeu da Associação Brasileira de Produtores de Disco o Troféu Villa-Lobos, como revelação feminina.


Músicas no Especial:


Abril
Sentado à beira do caminho
Exílio e Paraíso
Por Favor
Discussão
Por quem morrei de amor
Folha de Papel

ESPECIAL MUSICA BRASILEIRA COM ZÉ RAMALHO


79º Programa do Especial Música Brasileira na Rádio Educativa FM 105,9, neste sábado  dia 13/10/2012 que vai ao ar das 16h30 às 17h.

Nossa homenagem de hoje é Zé Ramalho.



José Ramalho Neto, nasceu em Brejo do Cruz na Paraíba, no dia 3 de outubro de 1949, mais conhecido como Zé Ramalho, é cantor e compositor.

Suas influências musicais são uma mistura de elementos da cultura nordestina (cantadores, repentistas e rabequeiros), da Jovem Guarda (Roberto Carlos, Erasmo Carlos, Golden Boys e Renato e seus blue caps), a sonoridade dos Beatles e a rebeldia de The Rolling Stones, Pink Floyd, Raul Seixas e, principalmente, Bob Dylan. Há elementos da mitologia grega e de histórias em quadrinhos em suas músicas.

Em 1974, Zé Ramalho tocou na trilha sonora do filme Nordeste: Cordel, Repente e Canção, de Tânia Quaresma.

Na mesma época misturou suas influências: de Rock a forró.

Em 1977, gravou seu primeiro álbum solo, Zé Ramalho. No ano de 1979 lançou o segundo Álbum A Peleja do Diabo com o Dono do Céu. Mudou-se para Fortaleza em 1980, onde escreveu seu livro Carne de Pescoço.

Em 1996, gravou o álbum ao vivo O Grande Encontro com Elba Ramalho e os famosos nomes da MPB Alceu Valença e Geraldo Azevedo. No mesmo ano, lançou o álbum Cidades e Lendas.

O sucesso de O Grande Encontro foi o suficiente para  Zé Ramalho decidisse gravar uma nova versão de estúdio em 1997, desta vez sem Alceu Valença. O álbum vendeu mais de 300.000 cópias, recebendo os certificados ouro e platina.

O compositor paraibano divulgou em um show realizado em São Paulo no mês de Agosto o seu disco mais recente, "Sinais dos Tempos".


Músicas no Especial:


Um Índio
Não Vendo, Nem Troco
Sinônimo
Admirável Gado Novo
Chão de Giz
Eternas Ondas
A Nave Interior

sábado, 20 de outubro de 2012

ESPECIAL MUSICA BRASILEIRA COM ALMIR SATER

78º Programa do Especial Música Brasileira na Rádio Educativa FM 105,9, neste sábado  dia 06/10/2012 que vai ao ar das 16h30 às 17h.

Nossa homenagem de hoje é Almir Sater.



Almir Eduardo Melke Sater nasceu em Campo Grande no dia 14 de Novembro de 1956.

É violeiro, compositor, cantor, instrumentista e ator.Desde os doze anos já tocava viola.

Mudou-se para o Rio de Janeiro aos 20 e poucos anos para estudar Direito, mas desistiu da carreira de advogado, tornando-se um excelente cantor, motivado inicialmente por escutar no Lago do Machado uma praça situada na Zona Sul do Rio de Janeiro ouvindo viola caipira.


Almir estabeleceu ricas parcerias com Renato Teixeira e Paulo Simões. Com Sérgio Reis, o artista fez parcerias somente em novelas.

Exímio violeiro seu estilo caracteriza-se pelo experimentalismo, a utilização de diversas afinações diferentes e o resgate da música regional.



Músicas em nosso especial:


Um Violeiro toca, O vento e o tempo, Sodade Matadeira, Tocando em frente, Cabecinha no Ombro, Trem do Pantanal, Viola Fora de Moda, Brasil Poeira, Rei do Gado.

ESPECIAL MUSICA BRASILEIRA COM ZECA PAGODINHO

77º Programa do Especial Música Brasileira na Rádio Educativa FM 105,9, neste sábado  dia 25/08/2012 que vai ao ar das 16h30 às 17h.

Nossa homenagem de hoje é Zeca Pagodinho.



Jessé Gomes da Silva Filho, popularmente conhecido como Zeca Pagodinho, nasceu no Rio de Janeiro no dia 04 de Fevereiro de 1959.

Gravou mais de 20 discos, sendo considerado o grande nome do samba e pagode. Zeca Pagodinho começou sua carreira nas rodas de samba dos baixos Irajá e Del Castilho no subúrbio do Rio de Janeiro.


Sua parceria com o flautista Cláudio Camunguelo, teve sua primeira música gravada: "Amargura". A faixa entrou no repertório do segundo disco do grupo Fundo de Quintal.

A aproximação com o grupo acabou levando Zeca Pagodinho para perto de Beth Carvalho. Foi ela quem gravou seu primeiro sucesso: “Camarão que Dorme a Onda Leva", que ganhou até clipe no Fantástico.

Em 2007, o cantor criou o selo ZecaPagodiscos, em parceria com o produtor musical Max Pierre, ex-diretor artístico da Universal Music no Brasil.

O primeiro trabalho da parceria foi o CD e DVD Cidade do Samba, gravado no Rio de Janeiro, reunindo vários artistas brasileiros de estilos musicais diferenciados, como Martinho da Vila, Jair Rodrigues, Cláudia Leitte, Ivete Sangalo, Nando Reis, Erasmo Carlos, Gilberto Gil, entre outros.


Músicas em nosso especial:


Samba do Aproach, Verdade, Camarão que dorme a onda leva, Deixa a Vida Me levar, Jura, Bagaço da Laranja, Manera Mané, O Puxa Saco.

ESPECIAL MUSICA BRASILEIRA COM TOM JOBIM.


76º Programa do Especial Música Brasileira na Rádio Educativa FM 105,9, neste sábado  dia 18/08/2012 que vai ao ar das 16h30 às 17h.

Nossa homenagem de hoje é Tom Jobim.

Antônio Carlos Brasileiro de Almeida Jobim, mais conhecido como Tom Jobim, nasceu no Rio de Janeiro em 25 de Janeiro de 1927, foi compositor, maestro, pianista, cantor.

É considerado como o maior expoente de todos os tempos da música brasileira e um criadores da Bossa Nova.

Pensou em trabalhar como arquiteto, chegando a cursar o primeiro ano da faculdade e até a se empregar em um escritório, mas logo desistiu e decidiu ser pianista.

Tocava em bares e boates em Copacabana, como no Beco das Garrafas no início dos anos 1950, até que em 1952 foi contratado como arranjador pela gravadora Continental.

Em 1956 musicou a peça Orfeu da Conceição com Vinícius de Moraes, que se tornou um de seus parceiros mais constantes.

Dessa peça fez bastante sucesso a canção antológica Se Todos Fossem Iguais a Você, gravada diversas vezes.

Tom Jobim fez parte do núcleo embrionário da bossa nova.

O LP Canção do Amor Demais (1958), em parceria com Vinícius, e interpretações de Elizeth Cardoso, foi acompanhado pelo violão de um baiano até então desconhecido, João Gilberto.

Tom foi um dos destaques do Festival de Bossa Nova em Nova York em 1962. No ano seguinte compôs, com Vinícius, um dos maiores sucessos e possivelmente a canção brasileira mais executada no exterior: "Garota de Ipanema".

Seu último álbum, foi lançado em 1994 pouco antes da sua morte em dezembro, de parada cardíaca quando estava se recuperando de um câncer de bexiga no Hospital em Nova Iorque.

O Aeroporto Internacional do Rio de Janeiro foi renomeado Aeroporto Internacional do Rio de Janeiro/Galeão - Antônio Carlos Jobim.



Músicas em nosso especial:


Corcovado, Sabiá, Garota de Ipanema, Samba de uma nota só, Você vai ver, Maracangalha, Pato Preto, Samba do Avião, Aguas de Março

ESPECIAL MUSICA BRASILEIRA COM JOÃO BOSCO


75º Programa do Especial Música Brasileira na Rádio Educativa FM 105,9, neste sábado  dia 11/08/2012 que vai ao ar das 16h30 às 17h.

Nossa homenagem de hoje é João Bosco.



João Bosco de Freitas Mucci mais conhecido como João Bosco nasceu em Ponta Nova Minas Gerais no dia 13 de Julho de 1946, é cantor, violonista e compositor brasileiro.

Começou a tocar violão aos doze anos, sendo incentivado por sua família, em 1967 no mesmo ano conheceu o poeta Vinícius de Morais e o teve em sua parceria em algumas canções. No ano de 1972 formou-se como Engenheiro Civil.

Em 1972 grava o disco de bolso, projeto do jornal "O Pasquim", sob a supervisão de Ziraldo e do compositor Sérgio Ricardo. 

De um lado, um "tal" de joão Bosco, um jovem compositor, e do outro lado, o grande maestro Tom Jobim.
 
Conheceu a cantora Elis Regina com quem gravou a música "Bala com Bala".
Em 1976, lança o disco "Galos de Briga", pela RCA com letras de Aldir Blanc, com grandes sucessos.
 
Inaugura um dos mais bem sucedidos projetos de divulgação musical idealizado por Albino Pinheiro o "Seis e Meia", no teatro João Caetano do Rio de Janeiro.
No final de 1976, João Bosco e Aldir Blanc recusam o prêmio "Golfinho de Ouro", em favor do compositor Cartola.

Recebem o troféu de "Compositores do Ano", prêmio concedido pela Associação Brasileira dos Produtores de Disco.


Músicas em nosso Especial:


Papel Machê, Quando o amor acontece, Na venda, Na Esquina, Jade, Desenho de Giz, Jeitinho Brasileiro

sábado, 11 de agosto de 2012

ESPECIAL MUSICA BRASILEIRA COM LUIZ MELODIA.

73º Programa do Especial Música Brasileira na Rádio Educativa FM 105,9, neste sábado  dia 04/08/2012 que vai ao ar das 16h30 às 17h.

Nossa homenagem de hoje é Luiz Melodia.



Luiz Carlos dos Santos, mais conhecido como Luiz Melodia, nasceu no Rio de Janeiro em Janeiro de 1951.

Filho do sambista e compositor Oswaldo Melodia, de quem herdou o nome artístico, cresceu no morro de São Carlos no bairro do Estácio.

Luiz Melodia passou a adolescência compondo e tocando sucessos da Jovem Guarda, com o Grupo "instantâneos" formado por amigos.

Lançou seu primeiro LP em 1973, Pérola Negra. No "Festival Abertura", competição musical da Rede Globo, conseguindo chegar à final com sua canção "Ébano".

Nas décadas seguintes Melodia lançou diversos álbuns e realizou shows, inclusive internacionais.

Em 1987 apresentou-se na França e na Suíça, além de participar em 1992 do "III Festival de Música na França e em 2004 do Festival de Jazz de Montreux.

No final dos anos 90 lançou dois CDs, com estilo eclético que mistura bossa nova, rock, samba, pop, funk, baião e jazz. É também um dos mais respeitados intérpretes, tendo gravado sambas de Cartola e outros compositores.

Em 2004, Luiz Melodia estreio como ator, no longa “Quase dois irmãos”, filme de Lúcia Murat, no ano seguinte atou em “Casa de Areia”. Seu mais recente CD lançado pela Emi: “O melhor de Luiz Melodia – Negro Gato”.


Músicas no Especial:

Fadas
Ilha de Cuba
Passarinho Viu
Memórias Modestas
Só Louco
Divina Criatura
Cordas de Aço
Objeto H
Diz que fui por ai

ESPECIAL MUSICA BRASILEIRA COM IVAN LINS.

72º Programa do Especial Música Brasileira na Rádio Educativa FM 105,9, neste sábado  dia 28/07/2012 que vai ao ar das 16h30 às 17h.

Nossa homenagem de hoje é Ivan Lins.



Ivan Guimarães Lins nasceu no Rio de Janeiro, no dia16 de junho de 1945. Músico e compositor, Lins é um dos artistas de maior sucesso no mundo.

Filho do militar Geraldo Lins foi muito influenciado por diversos gêneros musicais como jazz, bossa nova e soul, tem como principal instrumento o piano que toca desde os dezoito anos.

No primeiro festival da canção em 1968 chegou às finais com a música “Até o amanhecer” e em 1.970 O Amor É O Meu País, foi classificada em segundo lugar no 5º Festival Internacional da Canção.

O primeiro sucesso como compositor foi com Madalena, gravada por Elis Regina.

Foi casado com a cantora e atriz Lucinha Lins, com quem teve um filho, o cantor e ator Cláudio Lins.

Lançou inúmeros discos de sucesso, e trocou diversas vezes de gravadoras.

A partir da segunda metade dos anos 80, começou a enfatizar a carreira internacional, principalmente nos EUA, onde foi regravado por inúmeros astros da música internacional.

Lançou também um tributo ao Poeta da Vila, Noel Rosa, que contou com muitas participações especiais e lançou também um cd somente com canções natalinas.
 
No fim no ano de 2007, Ivan Lins lançou o CD e DVD Saudades de Casa, com diversas colaborações, gravado em estúdio no Rio de Janeiro.

Ivan Lins por pouco não teve uma versão em inglês de sua canção "Novo Tempo" incluída no álbum de Michael Jackson.


Músicas no Especial:

Vieste
Samba do Avião
Até Amanhã
Começar de Novo
Vivo Sonhando
Bonita
A Cor do Pôr do Sol
Novo Tempo
Bilhete

ESPECIAL MUSICA BRASILEIRA COM SILVIO CALDAS.

71º Programa do Especial Música Brasileira na Rádio Educativa FM 105,9, neste sábado  dia 21/07/2012 que vai ao ar das 16h30 às 17h.

Nossa homenagem de hoje é Silvio Caldas.



Silvio Antônio Narciso de Figueiredo Caldas nasceu no Rio de Janeiro no dia 23 de Maio de 1908, foi compositor e cantor brasileiro.

Seu primeiro sucesso foi o Samba de Ari Barroso, desde então se consagrou como um dos maiores cantores brasileiros. Fez parceria com Orestes Barbosa.
Com seis anos cantou um samba de bloco no Teatro Fênix, levado pelo pai, durante conferencia literária.

Começou a trabalhar aos nove anos como aprendiz de mecânico e, aos 16, em 1924, saiu de casa para trabalhar na capital paulista. Em Catanduva, SP, foi leiteiro.

Em 1929 passou a cantar na Rádio Sociedade. Começou a gravar no inicio de 1930. No Carnaval de 1934 fez grande sucesso com o samba Vou partir (João de Barro) e a marcha Linda lourinha.

A primeira música foi o samba Sem você, gravado por Aurora Miranda. No Carnaval desse ano venceu o concurso oficial, na categoria marcha, com Coração ingrato.

Em 1936 gravou com Orestes Barbosa as valsas O nome dela não digo e Meu erro, atuou no filme Carioca Maravilhosa, de Luís de Barros.

Em 1957 ganhou o concurso Canções para o Dia das Mães do jornal O Globo com a valsa-canção e fez sucesso com Viva meu samba (Billy Blanco).

Em sua longa trajetória teve diversos slogans, sendo os mais conhecidos O Caboclinho Querido e Titio.

Em 1992 recebeu a Medalha de Machado de Assis, concedida por unanimidade pela Academia Brasileira de Letras, por proposta de Jorge Amado. Viveu seus últimos 40 anos em seu sitio de Atibaia SP, onde morreu em 03 de Fevereiro de 1998.


Músicas do Especial:

Da Cor do Pecado - Florisbela - Maria - Pra que Mentir - Mulher - Promessa - Deus da Minha rua - Rancho Fundo

ESPECIAL MUSICA BRASILEIRA COM BARÃO VERMELHO.

70º Programa do Especial Música Brasileira na Rádio Educativa FM 105,9, neste sábado  dia 14/07/2012 que vai ao ar das 16h30 às 17h.

Nossa homenagem de hoje é Barão Vermelho.



O Barão Vermelho nasceu no ano de 1981 no Rio de Janeiro com Roberto Frejat, Guto Goffi, Dé Palmeira e Maurício Barros, mas só em 82 os quatro encontrariam o vocalista Cazuza, gravando o primeiro LP da Banda, pela Som Livre.

Fizeram alguns shows em São Paulo e Rio de Janeiro e em seguida lançaram o segundo disco, com faixas como Pro Dia Nascer Feliz, sucesso de 1984 e Beth Balanço.

Em janeiro de 1985 o Barão Vermelho participou do Rock In Rio e no mês de junho Cazuza anunciou que iria fazer carreira solo, e entra na Banda Fernando Magalhães, Peninha e Frejat que passa e se tornar o vocalista do Barão Vermelho.

Em 1.988 foi lançado o sexto álbum, Carnaval com a faixa Pense e Dance, trilha da novela Vale Tudo da Rede Globo.

Músicas no Especial:

Por Você
Amor Meu Grande Amor
Bete Balanço
Pro Dia Nascer Feliz
Pense e Dance
Porque a gente é assim

sábado, 14 de julho de 2012

ESPECIAL MUSICA BRASILEIRA COM SEU JORGE.

69º Programa do Especial Música Brasileira na Rádio Educativa FM 105,9, neste sábado  dia 07/07/2012 que vai ao ar das 16h30 às 17h.

Nossa homenagem de hoje é Seu Jorge.


Jorge Mário da Silva, mais conhecido como Seu Jorge, nasceu no Rio de Janeiro em 1970, sempre freqüentou bailes e rodas de camba carioca.

Músico dos pés à cabeça, cantor, compositor, instrumentista e produtor, Seu Jorge também atua no cinema como ator e compositor de trilhas.

Compôs para as trilhas sonoras dos longas-metragens Amores Possíveis de Sandra Werneck, A Partilha de Daniel Filho, entre outros.

O apelido seu Jorge foi dado pelo amigo e baterista Marcelo Yuka, alcançando sua primeira realização profissional como músico em 1998, integrante da Banda Farofa Carioca, lançou o disco Moro no Brasil.

No ano de 2001 o primeiro CD Solo - Samba Esporte Fino, no ano seguinte compôs com Ed Motta a música Tem Espaço na Van.

Em 2004 gravou em Roma na Itália o videoclipe da música Tive Razão".

Por dois anos consecutivos (2003 e 2004) ganhou o prêmio da Associação Paulista de Críticos de Arte de melhor cantor do ano.

Em meados de 2005 lançou o Disco CRU no Japão. Ao voltar para o Brasil gravou o disco e o DVD do show Seu Jorge & Ana Carolina - ao vivo.

Em 2010, fez Tropa de Elite 2 - O inimigo agora é outro, onde interpretou Beirada, um líder e distribuidor de drogas que atua dentro do presídio Bangu 1.



Músicas do Especial Musica Brasileira com Seu Jorge

Tive Razão, Chega no Swingue, E Depois, Trabalhador, Burguesinha, Samba Rock e Zé do Caroço.

ESPECIAL MUSICA BRASILEIRA COM A BANDA IRA!

68º Programa do Especial Música Brasileira na Rádio Educativa FM 105,9, neste sábado  dia 30/06/2012 que vai ao ar das 16h30 às 17h.

Nossa homenagem de hoje é Banda Ira!.


Tudo começou no final dos anos 70 na ditadura militar quando Edgard Scandurra, que era fascinado pelo Punk Rock foi em busca desse som em shows na periferia, e trocando informações com a população.

Edgard e seu amigo Dino resolveram montar uma banda que tocasse Punk, foi ai que nasceu o Suburdio. Na mesma época Edgard conheceu Nasi que o chamou para entrar na banda e participar de um festival no colégio.

O grande hit do Suburbio era Pobre Paulista, que mais tarde viraria um dos grandes hits do Ira!.

O Ira! surgiu a partir da banda Subúrbio, que agregou o guitarrista Edgard Scandurra (ex-Ultraje a Rigor) e o vocalista Nasi. Depois de algumas mudanças de formação, a banda se estabilizaria ao redor dos dois e do baixista Ricardo Gaspa e o baterista André Jung, ex-Titãs.

O grupo lançou seu primeiro disco, Mudança de Comportamento, em 1985, mas o sucesso só viria em 1986, com o álbum Vivendo e Não Aprendendo.

O estouro do grupo se consolidou quando a música Flores em Você entrou na trilha sonora da novela "O Outro" da rede Globo. O disco chegaria a marca de 200 mil cópias vendidas.

Em 2000, a banda lança o "Ao Vivo MTV" gravado no Memorial da América Latina, em comemoração aos vinte anos da banda.Seguido desse grande sucesso de vendas (cerca de 160.000 cópias em cd e mais de 21.000 em DVD), o Ira! Apresenta-se no Rock In Rio 2003 para 250.000 pessoas, o recorde de público do Festival.

Em novembro de 2007, o guitarrista da banda, Edgard Scandurra anuncia através de uma conta do Orkut, que a banda Ira! estava findada e que os membros restantes estariam agora com uma banda nova.

Músicas do Especial Musica Brasileira com Ira!

Teorema
Núcleo Base
Tolices
Eu quero sempre mais
Flores em Você
O Girassol
Tarde Vazia

sábado, 30 de junho de 2012

ESPECIAL MÚSICA BRASILEIRA COM BETO GUEDES.

67º Programa do Especial Música Brasileira na Rádio Educativa FM 105,9, neste sábado  dia 23/06/2012 que vai ao ar das 16h30 às 17h.

Nossa homenagem de hoje é Beto Guedes.

Alberto de Castro Guedes mais conhecido como Beto Guedes, em Montes Claros em 13 de Agosto de 1.951, desde a sua adolescência sempre tocava em bandas e aos 18 anos participou do 5º Festival Internacional da Canção com a sua composição feira Moderna, que teve como parceria Fernando Brant.

Participou ativamente do Clube da Esquina com compositores mineiros contemporâneos como Milton Nascimento, Lô Borges e Fernando Brant.

Foi acompanhado pelo também mineiro Grupo 14 Bis e em 1977 lançou o primeiro LP, A Página do Relâmpago Elétrico que superou expectativa comercial. No ano seguinte, o disco Amor de Índio trouxe na faixa-título o maior sucesso de sua carreira. Em 1986, saiu LP Alma de Borracha pela ODEON, dando-lhe seu 1º Disco de Ouro, ultrapassando a marca de 200 mil cópias vendidas.

Atualmente segue carreira solo, e seus LPs foram relançados no formato de CD em 1997. No ano de 1998 gravou Dias de Paz, uma seleção de releituras que inclui duas inéditas.
Em 2010 foi gravou seu segundo DVD "Outros Clássicos" que traz composições menos conhecidas da obra do artista.



Músicas no Especial Beto Guedes:

Amor de Índio, Lumiar, Maria Solidária, Tudo em Você, Sol de Primavera, Paisagem da Janela, Canção do Novo Mundo, Casinha de Palha, Choro de Pai, Roupa Nova.

ESPECIAL MÚSICA BRASILEIRA COM ZÉLIA DUNCAN

66º Programa do Especial Música Brasileira na Rádio Educativa FM 105,9, neste sábado  dia 16/06/2012 que vai ao ar das 16h30 às 17h.

Nossa homenagem de hoje é Zélia Duncan.

Zélia Cristina Duncan Gonçalves Moreira nasceu em Niterói no Rio de Janeiro em 28 de outubro de 1.964, onde viveu desde os seis anos de idade. Em 1971 mudou-se com sua família para Brasília, passaram seus dezesseis anos seguintes.

Aos 22 anos voltou para Niterói, cursou a Casa das Artes de Laranjeiras, por um ano e meio, montou seu primeiro show no Rio de Janeiro.Com dez anos de idade, interessou-se pelo basquetebol, uma paixão que cultivou até os dezesseis anos. Integrou a seleção feminina de Brasília. A opção definitiva pela música veio quando a data de um campeonato coincidiu com a de um festival.

No final de 1989 conheceu a diretora de teatro Ticiana Studart, que chegava de Nova York com planos de se fazerem shows arrojados e irreverentes. Em outubro de 1991 foi convidada para passar três meses que viraram cinco nos Emirados Árabes.

A gravação do DVD ao Vivo de Pelo Sabor do Gesto, foi gravado em Niterói no Rio de Janeiro e indicado a melhor álbum de MPB no Grammy Latino de 2009. Assinou com a gravadora Biscoito Fino para o lançamento do DVD, numa parceria com o Canal Brasil.


Músicas no Especial Zélia Duncan:

Enquanto Durmo
O Tempo não para
Todos os verbos
Catedral
Lá vou eu
Alma
Ambição
Cigano

ESPECIAL MUSICA BRASIELIRA COM GILBERTO GIL.

65º Programa do Especial Música Brasileira na Rádio Educativa FM 105,9, neste sábado  dia 09/06/2012 que vai ao ar das 16h30 às 17h.

Nossa homenagem de hoje é Gilberto Gil.

Gilberto Passos Gil Moreira nasceu em Salvador no dia 26 de junho de 1942, tem um papel fundamental no processo constante da modernização da Música Popular Brasileira. Gilberto Gil sempre tem lançado seus álbuns mundo a fora, desde 1978, ano de seu sucesso do Montreaux Jazz Festival, gravado ao vivo na Suíça.

Ritmos do nordeste do Brasil como o baião, samba e bossa-nova foram fundamentais na sua formação. Usando essas influências como um ponto inicial, Gil formulou sua própria música, incorporando rock, reggae, funk e ritmos da Bahia, como o afoxé.

A importância de Gilberto Gil na cultura do Brasil vem desde os anos 60, quando ele e Caetano Veloso criaram o Tropicalismo. Radicalmente inovativo no cenário musical, o movimento assimilou a cultura pop aos gêneros nacionais; profundamente crítica nos níveis políticos e morais, o tropicalismo finalizou sendo reprimido pelo regime autoritário militar.

Gilberto Gil e Caetano Veloso foram exilados do nosso país, indo para Londres.

Com 57 álbuns lançados, Gilberto Gil ganhou 8 Grammys.
Gilberto Gil tem sido contemplado por diversas entidades e personalidades e tem recebido muitos prêmios no Brasil e no exterior.


Músicas no Especial Gilberto Gil:

Esperando na Janela, Cores Vivas, Estrela, Ultimo pau de arara, Pela internet, Realce, Lentes do amor, Vitrines.

ESPECIAL MÚSICA BRASILEIRA COM CAPITAL INICIAL

64º Programa do Especial Música Brasileira na Rádio Educativa FM 105,9, neste sábado  dia 02/06/2012 que vai ao ar das 16h30 às 17h.

Nossa homenagem de hoje é Capital Inicial.

A Banda Capital Inicial foi formada em Brasília no Distrito Federal em 1982, a banda foi formada depois que o grupo Aborto Elétrico acabou, onde também surgiu o Legião Urbana.

Dinho Ouro Preto assumiria os vocais em 83, e em junho deste ano o Capital dava seus primeiros passos, sem volta, rumo ao espaço reservado àqueles que vivem pelo Rock.

O primeiro LP Capital Inicial pela Polygram, foi lançado em 1986.

O álbum trouxe músicas como "Música Urbana", "Psicopata", "Fátima", "Veraneio Vascaína" (censurada pela Polícia Federal) entre outras, e que levou o Capital Inicial ao seu primeiro disco de ouro. Em julho de 1988 a banda assinou com a gravadora Abril Music, viajaram para Nashville EUA, onde gravam Atrás dos Olhos.

As músicas mais executadas nesse disco foram "O Mundo" e "Eu Vou Estar".


Músicas no Especial com Capital Inicial

- Primeiros Erros
- Natasha
- Cai a Noite
- Tudo que vai
- Veraneio Vascaína
- Mulheres de Fases
- Eu Nunca disse Adeus
- Eu vou estar
- 4 vezes você

quinta-feira, 31 de maio de 2012

ESPECIAL MÚSICA BRASILEIRA COM LOBÃO




62º Programa do Especial Música Brasileira na Rádio Educativa FM 105,9, neste sábado  dia 19/05/2012 que vai ao ar das 16h30 às 17h.

Nossa homenagem de hoje é Lobão.



João Luiz Woerdenbag Filho, mais conhecido como Lobão, nasceu no Rio de Janeiro de 1.957, é cantor, compositor e apresentador de televisão.


Após sair de casa para se tornar músico profissional, Lobão entrou para a Banda Vímana, na qual fazia parte Lulu Santos Ritchie, Luis Paulo e Fernando Gama.


Com o fim da Banda, Lobão, foi ser baterista, tocando com Luiz Melodia, Walter Franco e Marina Lima. Fundou a Banda Blitz, com Evandro Mesquita, Fernanda Abreu e outros, saiu do grupo antes mesmo da banda ser um sucesso no Brasil.


Lobão começou sua carreira solo com o lançamento de Cena de Cinema no ano de 1.982, na seqüência formou a banda "Lobão e os Ronaldos".




Em abril de 2007 lançou o álbum Acústico MTV, que foi premiado com o prêmio Grammy Latino na categoria melhor disco de rock.




Trabalhou na TV em 2005 apresentando o Programa Saca Rolha na PlayTV, junto com Marcelo Tas e Mariana Weickert. Na MTV apresentou quatro programas de 2007 a 2010.


Em 2011 foi contratado pela Rede Bandeirantes para apresentar o Programa A Liga no lugar de Rafinha Bastos.


Músicas em Nosso Especial:


Corações Piscodélicos, Vida Bandida, Essa noite não, Revanche, Me chama, Vida louca vida, Noite e dia, Chorando no Campo.

ESPECIAL MÚSICA BRASILEIRA COM FAGNER




62º Programa do Especial Música Brasileira na Rádio Educativa FM 105,9, neste sábado  dia 19/05/2012 que vai ao ar das 16h30 às 17h.

Nossa homenagem de hoje é Fagner.



Raimundo Fagner Nasceu em 13 de outubro de 1.949, é cantor, ator e produtor brasileiro.. Aos seis anos ganhou um concurso infantil na rádio local, cantando uma canção em homenagem ao dia das mães.


Em 1968 venceu o 4º Festival de Música Popular do Ceará com a música "Nada Sou", parceria com Marcus Francisco. 


Tornou-se popular no estado em 1969, após comparecer em programas televisivos de auditório na TV Ceará.


Em 1971 gravou seu primeiro compacto simples em parceria com outro cearense, Wilson Cirino.


O cantor fez também em 1973, a trilha sonora do filme "Joana, a Francesa", que o levou à França, onde teve aulas de violão flamenco e canto. De volta ao Brasil, gravou no ano de 1975 seu segundo álbum de estúdio, com o nome "Ave Noturna".


Fagner lançou o álbum Donos do Brasil. O Penúltimo disco lançado por Fagner foi Fortaleza, em 2007.Posteriormente lançou "Uma canção no Rádio" em 2009.


Músicas em Nosso Especial:


Revelação, Estrela Guia, Canteiros, Lembranças de um beijo, Borbulhas de Amor, Mucuripe, Deslizes, Eternas Ondas

ESPECIAL MÚSICA BRASILEIRA COM JÚLIA SIMÕES.




61º Programa do Especial Música Brasileira na Rádio Educativa FM 105,9, neste sábado  dia 12/05/2012 que vai ao ar das 16h30 às 17h.

Nossa homenagem de hoje é Júlia Simões.



Julia Simões nasceu em Campinas em 1977, é cantora há 20 anos, já teve passagens por Bandas de Baile, participou abrindo ou até mesmo encerrando os shows artistas da Música Popular Brasileira, como que inclusive já falamos em nosso Especial como: Zeca Baleiro, Rita Lee, Ed Motta, Lenine, Renato Teixeira, Ana Carolina, Alcione entre outros.


Entre os anos de 2000 e 2003, participou da Banda Buchicho, banda de forró da cidade de São Paulo, onde estreou seu único CD em 2002.


Júlia sempre homenageou os melhores compositores e intérpretes da MPB como: Chico Buarque, Elis Regina, Gal Costa, Djavan. 


No ano de 2006 a cantora foi convidada por Paulo Caruso para estar participando do 1º Festival de Jazz de Águas de São Pedro.


Júlia conquistou em agosto de 2007 o prêmio de melhor intérprete num festival em Americana o AMERICANTA, composição do seu tio Douglas Simões.




Músicas em Nosso Especial:


Dita Cuja, Bem Vinda, Noites com Sol, Meu Quintal, Sementes, Dia de Sol, Universo, Novos Ares, Estrela de Papel.

quarta-feira, 9 de maio de 2012

ESPECIAL MUSICA BRASILEIRA COM A BANDA JOTA QUEST.




60º Programa do Especial Música Brasileira na Rádio Educativa FM 105,9, neste sábado  dia 28/04/2012 que vai ao ar das 16h30 às 17h.

Nossa homenagem de hoje é A BANDA JOTA QUEST.

A banda Jota Quest foi formada em Belo Horizonte no ano de 1.993, com o nome Jay Quest, inspirado no desenho animado Jonny Quest, para que não serem processados pela Hanna Barbera o grupo teve que mudar o nome para Jota Quest no final de 1990.

O grupo chegou a tocar em bares e faculdades de Belo Horizonte chegando a reunir mais de 2.000 pessoas por apresentação.
Só faltava um integrante para deixar a banda completa um vocalista e depois de tentarem dezoito candidatos, Rogério Flausino foi o escolhido.

Em 98, já assinando como Jota Quest, a banda lançou seu segundo álbum De Volta ao Planeta..., consolidando sua carreira em todo o país. 

A música "Fácil" foi uma das faixas mais tocadas da época e o grupo conquistou seu primeiro Disco de Platina por vender mais de 250 mil cópias do disco.

No ano de 2008, a banda lançou o CD La Plata, a música com o mesmo nome fez sucesso com a trilha sonora da novela da Rede Globo "Cama de Gato", e a balada romântica "Vem andar comigo", muito bem tocada e tema da novela Caras e Bocas, da Rede Globo, juntamente com uma faixa mais antiga que é De volta ao planeta, nome do segundo CD da banda de 1998.


Músicas no Especial:

O Vento
Amor Maior
Só Hoje
Fácil
As Dores do Mundo
Encontrar Alguém
Na Moral
Dois Mundos

ESPECIAL MUSICA BRASILEIRA COM EDU LOBO.



59º Programa do Especial Música Brasileira na Rádio Educativa FM 105,9, neste sábado  dia 28/04/2012 que vai ao ar das 16h30 às 17h.

Nossa homenagem de hoje é EDU LOBO.

Eduardo de Góes Lobo, mais conhecido como Edu Lobo, nasceu no Rio de Janeiro, 29 de agosto de 1943 é cantor, compositor e instrumentista brasileiro.

Filho do compositor Fernando Lobo, Edu foi criado no Rio de Janeiro na casa dos tios em Recife. Seu primeiro instrumento foi o acordeon. Cursou na PUC direito até o terceiro ano. Em 1.961 conheceu Vinícius de Moraes que fez a letra para Só me fez bem, gravada no ano de 1.967 no LP Edu-Bethânia.

Foi contratado pela TV Record de São Paulo e passou atuar semanalmente em programas da emissora, participando dos festivais no 2º FMPB apresentou Jogo de Roda. 

No início de 1.969 participou do MIDEM, em Cannes na França. Edu se excursionou no Japão, com Sérgio Mendes, produzindo o LP Lobo, gravado em 1971.

Algumas de suas canções são destaques no cenário da Música Brasileira como: Ponteio, Arrastão, Upa Neguinho, O Circo Místico, Choro Bandido e muito mais.


Músicas no Especial:


A Bela e a Fera
Luíza
Canção do Amanhecer 
Choro Bandido
Senhora do Rio
 Ponteio
Dos Navegantes 

ESPECIAL MUSICA BRASILEIRA COM A BANDA 14-BIS.



58º Programa do Especial Música Brasileira na Rádio Educativa FM 105,9, neste sábado  dia 21/04/2012 que vai ao ar das 16h30 às 17h.

Nossa homenagem de hoje é BANDA 14-BIS.


A Banda 14 Bis surgiu em Belo Horizonte, Minas Gerais, criada pelos irmãos Flávio e Cláudio Venturini, Hely Rodrigues, Vermelho e Sérgio Magrão.

O 14 Bis foi criado no final do ano de 1979, por músicos que já se conheciam e tiveram a ideia de ter uma banda brasileira nos moldes das bandas internacionais como: Beatles, Rolling Stones, entre muitas outras.

Foicom o aval de Milton Nascimento (produtor do primeiro disco) que o 14 Bis foi contratado pela multinacional EMI Odeon. 

Quando surgiu o 14 Bis I, disco com as canções como: "Natural" e "Canção da América", de Milton Nascimento e Fernando Brant.

O disco 14 Bis II, foiconsiderado o clássico da banda trazendo mais sucesso e afirmação no cenário musical brasileiro. Neste disco se destacam as músicas como "Planeta Sonho", "Nova Manhã", "Caçador de Mim", "Bola de Meia, Bola de Gude" entre outras.


Músicas no Especial:

 Nave de Prata
 Nos Bailes da Vida
Todo Azul do Mar 
Carrossel
Canção da América 
Natural
Caçador de Mim 

sábado, 21 de abril de 2012

ESPECIAL MUSICA BRASILEIRA COM JORGE BEN JOR.

 57º Programa do Especial Música Brasileira na Rádio Educativa FM 105,9, neste sábado  dia 14/04/2012 que vai ao ar das 16h30 às 17h.

Nossa homenagem de hoje é Jorge Ben Jor.


Jorge Duílio Lima Meneses mais conhecido como Jorge Ben é guitarrista, cantor e compositor. Nasceu no Rio de Janeiro em 22 de março de 1945. Seu estilo característico possui diversos ritmos entre eles: rock and roll, samba, samba rock, bossa nova, jazz, maracatu, funk e até mesmo hip hop, com letras que misturam humor e sátira, além de temas esotéricos.

O primeiro compacto de Jorge Ben, que incluiu "Por Causa de Você Menina". Em seguida lançou o primeiro LP, Samba Esquema Novo, acompanhado pelo conjunto de samba jazz Meirelles e os Copa Cinco.

Jorge Ben tornou-se unanime entre os críticos musicais da época, pois vinha com uma batida nova, o chamado Samba-Rock, e que agradava ao mesmo tempo grupos extremos como a Bossa Nova e a Jovem Guarda. "Mas que Nada" foi seu primeiro grande sucesso no Brasil e também é uma das canções em língua portuguesa mais executada nos Estados Unidos até hoje, na versão do pianista brasileiro Sérgio Mendes.

Na década de 1970, venceria este festival com "Fio Maravilha", interpretado por Maria Alcina. "País Tropical" também teve êxito, na voz de Wilson Simonal.



Músicas no Especial com Jorge Ben Jor.

W/Brasil, Chove Chuva, País Tropical, Cadê Tereza, Que Maravilha, Mas que nada, Fio Maravilha.

ESPECIAL MUSICA BRASILEIRA COM MARINA LIMA.

 
56º Programa do Especial Música Brasileira na Rádio Educativa FM 105,9, neste sábado  dia 07/04/2012 que vai ao ar das 16h30 às 17h.

Nossa homenagem de hoje é Marina Lima.


Marina Correia Lima nasceu no Rio de Janeiro no dia 17 de Setembro de 1.955, é cantora e compositora. Marina morou nos Estados Unidos da sua infância até a adolescência. Iniciou a carreira em 1977, quando teve uma canção gravada por Gal Costa, Meu Doce Amor.

De volta ao Brasil, assinou um contrato e lançou o primeiro LP, no Rio de Janeiro, Simples Como Fogo em 1979. No começo dos anos 1990, começa a assinar como Marina Lima, e não apenas Marina.

Marina Lima participou do especial Mulher 80 (Rede Globo), um dos momentos marcantes da televisão; o programa exibiu uma série de entrevistas e musicas cujo os temas eram a mulher e a discussão do papel feminino na sociedade da época.

Em 2011, após a morte da mãe, Marina vendeu sua cobertura na Lagoa Rodrigo de Freitas (RJ) e se mudou para São Paulo, no bairro de Higienópolis, e lá compôs todas as novas canções do seu próximo álbum, "Clímax", lançado em meados do mesmo ano.


Músicas no Especial com Marina Lima.

Mesmo que seja eu, Preciso dizer que te amo, Gata todo dia, Difícil, Uma noite e meia, Á Francesa, FullGás.

ESPECIAL MUSICA BRASILEIRA COM SÉRGIO REIS.

55º Programa do Especial Música Brasileira na Rádio Educativa FM 105,9, neste sábado  dia 31/03/2012 que vai ao ar das 16h30 às 17h.

Nossa homenagem de hoje é Sérgio Reis.


Sérgio Bavini, mais conhecido como Sérgio Reis, nasceu em são Paulo no dia 22 de Junho de 1.970, é cantos sertanejo e ator.

Sérgio Reis é do tradicional Bairro Paulistano de Santana, fez parte da Jovem Guarda na década de 1.960, criando em 1.967 a música Coração de Papel, gravou seu primeiro disco de música sertaneja Menino da Gaita em 1972. Outro grande sucesso de Sérgio Reis foi Menino da Porteira, Panela Velha, Filho Adotivo e entre outras musicas.

Como ator trabalhou em telenovelas como Pantanal e a História de Ana Raio e Zé Trovão, na extinta TV Manchete, além de novelas da Rede Globo como Paraíso e O Rei do Gado.
No ano de 2002 Sérgio Reis prestou uma homenagem para Roberto Carlos, com o CD “Nossas Canções”, de autoria em parceria com Erasmo Carlos e de outros compositores.

E no último dia 03 de março, o cantor caiu de um palco de uma altura de aproximadamente de dois metros em Três Marias em Minas Gerais.



Músicas no Especial com Sérgio Reis.

Poeira, João de Barro, Coração de Papel, Filho Adotivo, Menino da Porteira, Panela Velha, Pinga Ni Mim, Trem do Pantanal

quarta-feira, 28 de março de 2012

ESPECIAL MUSICA BRASILEIRA COM LEGIÃO URBANA.

54º Programa do Especial Música Brasileira na Rádio Educativa FM 105,9, neste sábado  dia 24/03/2012 que vai ao ar das 16h30 às 17h.

Nossa homenagem de hoje é Legião Urbana.

Legião Urbana é uma Banda Brasileira de rock surgida em Brasília, foi lançado dezesseis álbuns somando mais de 20 milhões de discos vendidos.

A banda foi formada em Agosto de 1.982, poucos meses da discussão de Renato Russo com sua antiga banda, Aborto Elétrico devido a uma briga com um integrante. A primeira apresentação do Legião Urbana aconteceu em 05 de setembro de 1.982 na cidade mineira de Pato de Minas.

A banda é uma das recordistas de vendas de discos no Brasil incluindo premiações da Associação Brasileira dos Produtores de Discos com dois Discos Diamante pelos álbuns Que País é este de 1.987 e Acústico MTV de 1.999.

O primeiro álbum do grupo foi lançado em 02 de janeiro de 1.985 e foi extremamente politizado, com letras e críticas a diversos aspectos da sociedade brasileira. O segundo disco foi lançado em 1986 com o nome Mitologia e Intuição, mas foi recusado pela gravadora.

O fim oficial da banda aconteceu em 22 de outubro de 1996, onze dias após a morte do mentor, líder e fundador da banda. Renato Russo faleceu 21 dias após o lançamento de A Tempestade, no dia 11 de Outubro de 1996.




Músicas em Nosso Especial:

Eduardo e Mônica - Há Tempos - Pais e Filhos - Que País é Este - Será - Sete Cidades – Só por hoje.

ESPECIAL MUSICA BRASILEIRA COM GONZAGUINHA.

53º Programa do Especial Música Brasileira na Rádio Educativa FM 105,9, neste sábado  dia 17/03/2012 que vai ao ar das 16h30 às 17h.

Nossa homenagem de hoje é Gonzaguinha.


Luiz Gonzaga do Nascimento Júnior nasceu em 22 de setembro de 1945, no Rio de Janeiro, filho legítimo de Luiz Gonzaga, o rei do baião, e Odaléia Guedes dos Santos, cantora do Dancing Brasil.
A primeira letra Gonzaguinha aprendeu numa escola na cidade maravilhosa, mas as verdadeiras lições de vida receberam pelas ladeiras do morro no Rio de Janeiro. Quando garoto, era para conseguir algum dinheiro, que carregava nas sacolas na feira.

Seu apelido na infância era Moleque Luizinho, por causa que sempre aprontava.

Como as três vezes em que furou o olho esquerdo. Na primeira, com uma pedrada, depois, com um estilingue e, na quina da cama, com isso perdeu 80% da visão desse olho.

O ano de 1975 Gonzaguinha foi contraído pela tuberculose, e viu-se obrigado há passar oito meses em casa e aproveitou o tempo para meditar e refletir sobre si mesmo. Neste período acabou chegando a algumas conclusões importantes. Ano que marcou o início das suas excursões pelo Brasil, em que rodou todo o país de violão.

O acidente que tirou a vida de Luiz Gonzaga Júnior,  aconteceu na manhã do dia 29 de abril de 1991, ocorrido no quilômetro 30 da BR-280, entre os municípios de Renascença e marmeleiro, na região sudoeste do Paraná e a cerca de 420 quilômetros de Curitiba.

Gonzaguinha seguia em destino a Foz do Iguaçu onde de lá tomaria um avião com destino a Florianópolis, para a realização de seis shows em Santa Catarina.



Músicas em Nosso Especial:

Grito de Alerta – Começaria Tudo outra vez – O que é o que é? – Com a Perna no Mundo – Lindo Lago do Amor - E Vamos a Luta.