O Programa Especial Música Brasileira teve como idealizador eu Vitor Prates que buscou informações específicas para trazer o melhor para o Especial.

Iremos falar sobre as obras e vidas dos artistas brasileiros que fizeram história em nosso país.

E quem irá ajudar a deixar esse programa da melhor forma possível é você ouvinte da Educadora AM 1060.

Atenciosamente,

Vitor Prates

quinta-feira, 26 de setembro de 2013

Especial Música Brasileira com Guilherme Arantes.


GUILHERME ARANTES, nasceu em São Paulo no dia 28 de Julho de 1.953.

Aos 5 anos Guilherme Arantes já tocava cavaquinho, foi influenciado pelo seu pai que gostava muito de música.Aos 6 anos de idade aprendeu a tocar piano.

Na adolescência integrou o GRUPO OS POLISSONANTES que tinha como baixista o ator Kadu Moliterno.

O primeiro trabalho profissional COM O GRUPO ROCK PROGRESSIVO MOTO PERPÉTUO em 1.974, um único LP que foi lançado pela gravadora Continental.

O Show de estréia do grupo aconteceu no TEATRO 13 de Maio na cidade de São Paulo. O grupo foi desfeito, pois Guilherme desejava fazer um trabalho ligado à música popular.

Guilherme Arantes também trabalhou na produção de Jingles e Vinhetas para o Studio Pauta e Vice-Versa.

A carreira solo deu início em 1.975 quando apresentou uma fita com suas músicas em várias gravadoras.

Em 1976, deixou o grupo e partiu para carreira solo, lançando o LP “Guilherme Arantes”, com destaque para a balada pop romântica "Meu mundo e nada mais", incluída na trilha sonora da novela "Anjo mau" (Rede Globo). Os discos seguintes foram “Ronda noturna” (1977) e “A cara e a coragem” (1978).

Em 1.979, Guilherme chegou até a semifinal do FESTIVAL 79, promovido pela extinta TV TUPI, com a música ESTATÍSTICAS.

Guilherme Arantes tem quase 40 anos de trajetória artística, seu mais recente CD foi, lançado pelo seu próprio selo Coaxo do Sapo. O referido álbum rendeu ao cantor o prêmio de Melhor Álbum na edição do Prêmio Multishow de 2013.


Especial Música Brasileira com Erasmo Carlos.


ERASMO CARLOS, nasceu no Rio de Janeiro no dia 05 de Junho de 1.941, sua parceria com o cantor Roberto Carlos é certamente a maior da história da Música Popular Brasileira, tanto venda quanto em regravações, feitas por artistas de todo o Brasil e do exterior.

Junto com Roberto Carlos, compôs mais de 500 canções.

Erasmo Carlos resolveu adotar Carlos no nome artístico em homenagem ao Roberto Carlos e a Carlos Imperial.

Com a chegada da Bossa Nova, Erasmo se deixou influenciar pelo gênero. Antes de seguir carreira solo, Erasmo fez parte da Banda Renato e seus Blue Caps.

Participou efetivamente com Roberto Carlos e com Wanderléa do Programa Jovem Guarda, onde tinha o apelido de TREMENDÃO, imitando as roupas e o estilo de seu ídolo Elvis Presley.

Seus maiores sucesso como cantor nessa fase foram: Gatinha Manhosa e Festa de Arromba.

Erasmo Carlos começou nos anos 80 no Brasil, um projeto ambicioso com o nome ERASMO CONVIDA com 12 canções interpretadas por artistas como: Nara Leão, Maria Bethânia, Gal Costa, Wanderléa, A Cor do Som, As Frenéticas, Gilberto Gil, Rita Lee, Tim Maia, Jorge Bem Jor e Caetano Velloso.

No ano passado comemorou 50 anos de carreira e para comemorar esta data marcante, atualmente ronda o país com shows.

Tremendão está com 72 anos, soma 27 álbuns e seu mais novo cd é Sexo & Rock'n Roll.


domingo, 8 de setembro de 2013

Especial Música Brasileira com Beth Carvalho.


Elizabeth Santos Leal de Carvalho, mais conhecida como Beth Carvalho nasceu no Rio de Janeiro, em 5 de maio de 1946, é uma cantora e compositora brasileira de samba.


Desde que começou a fazer sucesso, na década de 1970, Beth se tornou uma das maiores intérpretes do gênero, ajudando a revelar nomes como Luiz Carlos da Vila, Jorge Aragão, Zeca Pagodinho, Almir Guineto, o grupo Fundo de Quintal e Arlindo Cruz.


Nas festinhas e reuniões musicais dos anos 60, surgia a cantora Beth Carvalho, influenciada também pela Bossa Nova.


Em 1965, gravou o seu primeiro compacto simples, com a música “Por quem morreu de amor”, de Roberto Menescal e Ronaldo Bôscoli.


Beth Carvalho participou do Festival Internacional da Canção, Festival Universitário, Brasil Canta no Rio, entre outros.


No Festival Internacional da Canção de 68, conquistou o 3º lugar com “Andança”, de Edmundo Souto, Paulinho Tapajós e Danilo Caymmi, e ficou conhecida em todo o país. Além de seu primeiro grande sucesso, “Andança” é o título de seu primeiro LP.

Em 2007, a cantora lançou também pelo selo Andança, o CD/DVD “Beth Carvalho canta o Samba da Bahia”, com um repertório de sambas de compositores baianos, de diferentes gerações.


Participaram do DVD, artistas consagrados como: Gilberto Gil, Maria Bethânia, Caetano Veloso, Margareth Menezes, Carlinhos Brown, Daniela Mercury, Ivete Sangalo, Olodum, entre outros. O DVD traz ainda um histórico documentário sobre o samba de roda da Bahia.


Em 2013 recebe homenagem da escola de samba paulistana Acadêmicos do Tatuapé com o enredo "Beth Carvalho, a madrinha do samba".


Especial Música Brasileira com Marisa Monte.

 

Marisa de Azevedo Monte, nasceu no Rio de Janeiro no dia 1 de Julho de 1967, é cantora, compositora e produtora musical.


Com 19 anos mudou-se para Roma na Itália, onde durante dez meses estudou canto lírico. Após esse período passou a fazer apresentações em bares e casas noturnas, cantando música brasileira, acompanhada de amigos, um desses espetáculos foi assistido pelo produtor musical Nelson Motta, que tornou-se o diretor do seu primeiro show no Rio de Janeiro.


Marisa já ganhou inúmeros prêmios nacionais e internacionais, incluindo três Grammy Latino, sete Vídeo Music Brasil, nove Prêmio Multishow de Música Brasileira, cinco APCA e seis Prêmios Tim de Música.


Marisa foi convidada pela TV Manchete a gravar seu primeiro especial, que foi lançando em dois formatos, LP e VHS, com o nome MM.


A este disco com repertório eclético pertence o primeiro grande sucesso de Marisa, Bem que Se Quis, que foi executado nas emissoras de rádio e fez parte da trilha sonora da novela da Rede Globo O Salvador da Pátria, de Lauro César Muniz (1989).


Este álbum vendeu 500 mil cópias, um sucesso para uma artista estreante no Brasil.


Em 2002, lançou, com Carlinhos Brown e Arnaldo Antunes, o CD "Tribalistas", cujo making of gerou DVD.


Todas as canções lançadas atingiram o sucesso rapidamente, principalmente "Já Sei Namorar" - hit de 2002, "Velha Infância" - hit de 2003, e "É Você".


Em 2007, saiu em turnê pelo Brasil e no exterior, apresentando-se na Austrália, Coreia, Japão e China. Nesse mesmo ano, foi eleita Melhor Cantora de Pop/Rock na quinta edição do Prêmio Tim de Música Brasileira, com o disco "Infinito particular" .


Em 2012 ganhou mais um Prêmio da Música Brasileira, na categoria Melhor Cantora/Pop, pelo CD “O que você quer saber de verdade". Nesse mesmo ano, iniciou, turnê brasileira de lançamento do disco.



terça-feira, 27 de agosto de 2013

Especial Música Brasileira com Skank.

O Skank é uma banda de Belo Horizonte e começou apresentando-se em bares e festas da cidade, a formação da banda é formada por: Samuel Rosa, Henrique Portugal, Lelo Zaneti e Haroldo Ferreti.

O primeiro álbum, “Skank”, foi lançado de forma independente, e em1993, veio o sucesso da banda.

No ano de 1.998 a FIFA  incluiu a música "É Uma Partida de Futebol" no disco oficial da Copa do Mundo.

O terceiro disco do grupo, "Samba Poconé",  que foi lançado em 1994 consolidou o grupo como um dos mais importantes do pop-rock nacional, vendendo mais de um milhão e meio de cópias.

Em 1997, o grupo saiu em excursão pela América Latina e Europa, apresentando-se em países como Chile, Argentina, Espanha Itália Suíça, Portugal, Alemanha e França. De volta ao Brasil, em 1998, lançou o disco "Siderado", que já saiu da gravadora com 500 mil cópias vendidas.
O maior sucesso foi "Garota nacional", de autoria do próprio grupo, que se tornou no vídeo clipe mais exibido na MTV em 1996.

No dia 19 de junho de 2010 o Skank gravou no Estádio do Mineirão na Pampulha, em Belo Horizonte, o CD, DVD, “Multishow ao Vivo – Skank no Mineirão”, projeto da banda em parceria com a Sony Music e o canal Multishow.

Em 2012 se apresentou no primeiro “Rio Verão Festival”, realizado no Estádio do Engenhão, no Rio de Janeiro, do qual participaram artistas como Zeca pagodinho, os Paralamas do Sucesso, Daniela Mercury, Marcelo D2, entre outros.



segunda-feira, 19 de agosto de 2013

Especial Música Brasileira com Tim Maia.

Sebastião Rodrigues Maia, popularmente conhecido como Tim Maia nasceu no Rio de Janeiro no dia 28 de Setembro de 1942.

Começou a compor melodias ainda quando criança e surpreendia sua numerosa família, que tinha 19 irmãos.
 
Em sua infância teve contatos com grandes cantores, como Jorge Ben Jor e Erasmo Carlos.


Tim Maia foi um cantor e compositor brasileiro, um dos pioneiros na introdução do estilo soul na MPB um ícone da música Brasileira.


Em 1970 gravou seu primeiro LP com o título"Tim Maia" que rapidamente tornou-se um sucesso país afora  com músicas como "Azul da cor do mar" e "Primavera" . Permaneceu em primeiro lugar no Rio de janeiro por 24 semanas.


Nos três anos seguintes lançou os discos Tim Maia (volume 2, 3 e 4), fazendo sucesso com "Não Quero Dinheiro" e "Gostava tanto de você".


De 1975 a 1977 aderiu à doutrina cultura racional  lançando, neste período as músicas, "Que Beleza" e "Rodésia". Por decadência dessa sua fase voltou ao seu estilo de música lançando sucessos como "Descobridor dos Sete Mares" e "Me Dê Motivo".

Sem condições de realizar um show no Teatro Municipal de Niterói/  saiu em uma ambulância e após duas paradas cardiorrespiratórias, faleceu no dia15 de março de 1998.


Em 2011, Nelson Motta e João Fonseca criaram um musical baseado no livro Vale Tudo . O papel de Tim foi interpretado por Tiago Abravanel, neto de Silvio Santos.


terça-feira, 18 de junho de 2013

Especial Música Brasileira com Pa Moreno.


Patrícia Moreno mais conhecida no mundo artístico como Pa Moreno, é Piracicabana, nasceu no dia 06 de Novembro de 1978.


Começou na música no ano de 1995 como integrante do Coral Luiz de Queiroz, Campus da USP em Piracicaba.


Passou por vários grupos musicais do interior de São Paulo destacando-se pela versatilidade passando do pop, rock, blues, soul, jazz ao mpb, bossa nova, entre outros.


Em 2000 mudou-se para Europa onde desenvolveu vários projetos voltados para música brasileira, fazendo shows na Itália, Alemanha e Suíça. Em um desses projetos Patrícia se lançou como compositora com a música “BRASILEIRO” lançada no formato “single” (CD e Vinil).


Foi intérprete e diretora musical do espetáculo cênico-musical montado em 2008 chamado “Festivais 60: A Era de ouro”, por ela idealizado em conjunto com a CIA Procênica de Teatro.


O espetáculo foi baseado em profundas pesquisas sobre os festivais musicais da TV e fez parte da semana de Arte e Cultura Luiz de Queiroz ESALQ-USP, festividades dos 75 anos da USP, e contou com o apoio da ECA, EAD e USP.

Participou da Virada Cultural Paulista 2011 em Piracicaba.


No dia 20 de novembro de 2011 fez o lançamento oficial de seu CD, sob produção de Celso Rocha. 


O trabalho conta com 13 faixas autorais e o Projeto de Lançamento foi selecionado no Teatro Popular do SESI em Piracicaba. Foram 157 projetos enviados nas áreas de música, teatro e dança, todos de grupos e artistas de Piracicaba e região e Patrícia está entre os 10 escolhidos para música.


Em maio de 2012 Patricia participou da grande Jam de Jazz organizada pelo Hot Clube de Piracicaba. O show aconteceu no Teatro Erostides de Campos em Piracicaba e contou com a participação da Traditional Jazz Band. O show foi em prol a instituição NUPRON que dá assistência a pessoas carentes com tuberculose.


Para 2013 Pa Moreno fará uma série de 20 shows pelo interior do estado de São Paulo. Aprovado pelo PROAC, o projeto “Tour Interiores” mostrará seu trabalho autoral ao vivo.


Músicas no Especial:


Renascer, Merlot, Mágico, Como dizia meu pai, Saudade, E de repente, Iniciante.

Especial Música Brasileira com Sandra de Sá.


Sandra Cristina Frederico de Sá, mais conhecida como Sandra de Sá, nasceu no Rio de Janeiro, em 27 de agosto de 1955 é cantora e compositora brasileira, expoente da música popular brasileira.

Sandra de Sá é considerada a rainha do soul brasileiro, carioca do subúrbio de Pilares.

No fim dos anos 60, passou a frequentar os bailes de soul music da região organizado pelo Movimento Black Rio, ganhando vários prêmios como dançarina nos festivais locais de "black music".

Em 1980 abandonou o curso de psicologia para dedicar-se exclusivamente à música, pois despontou como compositora, tendo uma de suas composições da época, "Morenando", gravada por Leci Brandão.


Iniciou sua carreira em 1980, participando do MPB 80, Festival que era promovido pela Rede Globo, no qual  defendeu a composição "Demônio colorido", Sandra não faturou o prêmio mas, se tornou conhecida nacionalmente.

Em 1984, tornou o seu repertório mais eclético, gravando rocks e sambas, além dos tradicionais funks. Nesse mesmo ano, interpretou "Enredo do meu samba", música de Jorge Aragão e Dona Ivone Lara, que se tornou tema de abertura da telenovela "Partido Alto", da Rede Globo.

No ano de 1990 gravou o disco "Sandra!", com produção de Nelson Motta, no qual interpretou músicas de Cassiano, Jorge Benjor, entre outros compositores.


Em 2000, lançou "Momentos que marcam demais", disco que contou com uma série de convidados, entre eles Zé Ricardo, Renata Arruda, Cássia Eller e Falcão, cantor do grupo O Rappa. No mesmo ano recebeu um convite do produtor Rildo Hora para participar do disco Casa de Samba 4, no qual interpretou ao lado de Zeca Pagodinho "Judia de Mim".

Em 2012 apresentou o show “Baculejo da de Sá”, no palco principal da Fundição Progresso, no Rio de Janeiro, recebendo como convidados os cantores Seu Jorge, Preta Gil, Buchecha entre outros. No mesmo ano participou do encerramento do projeto “Violinos de Cartola tocam Nelson Cavaquinho”, no qual se apresentou ao lado da Orquestra de Violinos do Centro Cultural Cartola, formada por crianças e jovens das comunidades da Mangueira e adjacências.


Músicas no Especial:


Não Vá, Joga Fora, Sina, Sozinha, Demônio Colorido, Sossego, Bye Bye Tristeza.

Especial Música Brasileira com os Golden Boys.


Golden Boys foi uma das bandas do movimento da Jovem Guarda no Brasil é formado por três irmãos: Ronaldo, Roberto e Renato Correa e o primo Valdir Anunciação.


Começaram sua carreira artística participando, como calouros, de programas realizados pela Rádio Mauá, do Rio de Janeiro.


Nessa época, eram intérpretes de versões de músicas estrangeiras, geralmente baladas de rock. Ainda em 1958, o conjunto lançou um 78 rpm e um LP pela gravadora Copacabana.


Os Golden Boys excursionaram nos anos 60 por países da América do Sul e gravaram diversos álbuns.


Foi com o advento da Jovem Guarda que o conjunto teve seu prestígio definitivamente consolidado, não só como intérprete, mas também por suas composições.


Juntos ou separados, os irmãos Correa são autores de vários sucessos gravados por Wanderléa, Roberto Carlos e Erasmo Carlos, entre outros.


Em 1968, o conjunto participou, ao lado de Beth Carvalho, do 3º Festival Internacional da Canção, com a música "Andança" de (Edmundo Souto, Danilo Caymmi e Paulinho Tapajós), ficando na terceira colocação.


Em 1997, o grupo lançou o CD "Festival dos Golden Boys", contendo as canções "Travessia" (Milton Nascimento e Fernando Brant), "Cantiga por Luciana" (Edmundo Souto e Paulinho Tapajós), Pra não dizer que não falei das flores" (Geraldo Vandré) entre outras músicas.


Em 2007, Roberto, Renato e Ronaldo apresentaram-se ao lado dos irmãos Mario, Regina, Eva e Mariza, integrantes das diferentes formações do Trio Esperança, no espetáculo "Gold Herança", realizado no Garden Hall, no Rio de Janeiro. O show foi gravado para lançamento em DVD.


No ano passado também se apresentaram no Teatro Rival (RJ), ao lado de Evinha e do Trio Esperança.


Músicas no Especial:


Berimbau – Alguém na Multidão – Só vou criar galinha – Andança – Eu Bebo sim – Perambulando – Quero lhe dizer cantando – Não precisa chorar.

Especial Música Brasileira com Fernanda Porto.


Maria Fernanda Dutra Clemente, mais conhecida como Fernanda Porto nasceu em 31 de dezembro de 1965 em Serra Negra.


Ganhou seus primeiros instrumentos musicais de seus avós paternos e dos seus padrinhos, primeiro veio o Xilofone, depois a sanfoninha, sax de plástico, violão e pequenos instrumentos de percussão.


Fernanda Porto assistiu pela primeira vez na sua vida, um show em São Paulo no Ginásio do Anhembi de Elis Regina, João Bosco e Ivan Lins, foi a partir dai que surgiu a decisão de ser pianista.


Em 1981 entra para a Faculdade de Música Santa Marcelina, Bacharelado em Piano. Mas percebe que o seu interesse pelo piano erudito era parcial e se transfere para o curso de Composição e Regência. No ano de 1984 monta a primeira banda de música popular na faculdade. Ao mesmo tempo, prossegue com os estudos de canto lírico.


Em 2011 realizou diversos shows por várias cidades do interior de São Paulo pelo Circuito Sesi.


No ano passado Fernanda Porto realizou em março um tour pela Europa, passando por Portugal, Itália e Inglaterra.

Lançou em 2009 seu quarto CD Autorretrato com quatorze canções inéditas.


Músicas do Especial:

Bola
Eletricidade
De Costas pro mundo
Roda Viva
Sambassim

segunda-feira, 13 de maio de 2013

Especial Música Brasileira com Mazinho Quevedo.


Mazinho Quevedo nasceu em Adamantina em 1965 é Cantor, compositor e instrumentista é considerado um dos maiores violeiros do país.

Começou a tocar viola com 10 anos de idade influenciado pela música caipira, onde aprendeu a gostar dos ritmos tradicionais como toada, cateretê, pagode caipira, moda de viola entre outros.

No ano de 1984 ingressou na Faculdade de Odontologia da Unicamp, se formando em 1987.

Mas foi a viola de Tião Carreiro que fez despertar o interesse em se aperfeiçoar nesse instrumento que ,ao contrário do violão, não há um método de aprendizagem teórico. Dessa maneira ,o aprendizado se deu através da observação e comparação com outros músicos e principalmente com os discos e fitas, criando assim, um estilo próprio de solar a viola.

Participou do projeto Terra da Viola juntamente com a Orquestra Sinfônica de Piracicaba onde pela primeira vez na história um violeiro teve a grande oportunidade de ser o soluta de uma orquestra, tocando musica caipira.

Hoje Mazinho Quevedo é apresentador do Programa Caminhos da Roça da EPTV/Rede Globo e assinou a trilha sonora do Programa Viola minha Viola da TV Cultura.

O cantor lançou junto com Tinoco o DVD Coração Caipira que foi  trilha sonora do filme Menino da Porteira e contou com a participação do cantor Daniel.

No ano de 2009 cantou junto com Édson e Hudson e Zezé Di Camargo na Arena de Barretos.

Mazinho foi indicado ao Grammy Latino com o álbum Alma Caipira.


Músicas tocadas no programa:

- Todas as Canções de Amor
- Festa de Peão
- Saco de Ouro
- Arco Íris
- Saudade de Boiadeiro
- Coração Cantador
- Chão Preto
- Terra de Rodeio
- Fim de um Grande Amor

sábado, 27 de abril de 2013

Especial Música Brasileira com Emílio Santiago.

 
Emílio Sant' Anna Santiago nasceu no dia 06 de Dezembro de 1946, se formou na Faculdade Nacional de Direito na década de 70 por insistência de seus pais.

Começou a cantar em festivais universitários, participando do Programa de Flávio Cavalcanti na extinta TV Tupi.

Lançou em 1973 seu primeiro compacto pela Polydor que teve muitas participações nas rádios e na TV.

O LP com canções esquecidas de compositores consagrados da música brasileira como  Ivan Lins, João Donato, Jorge Bem Jor, Nelson Cavaquinho dentre outros foi lançado no ano de 1975.

Em 1985 foi escolhido pela TV Globo como o melhor intérprete do Festival dos Festivais com a canção Elis Elis.

Seu grande sucesso veio em 1988 com o LP Aquarela Brasileira pela gravadora Som Livre, projeto que teve sete volumes da Música Brasileira e chegando a marca de quatro milhões de cópias vendidas.

No ano de 2000 estreou pela gravadora Bossa Nova onde rendeu a gravação de um DVD.

Emilio Santiago lançou sua última gravação "Só Danço Samba" (AO VIVO) no ano passado junto com um DVD.

No dia 07 de março deste ano sofreu um AVC e já tendo câncer que tratava, ficou internado no Hospital Samaritano do Rio de Janeiro, vendo a falecer no dia 20 de março aos 66 anos.


Músicas no Especial:

- Um Chope pra distrair
- Rosa Morena
- Água de Coco
- Beija Flor
- Verdade Chinesa
- Só danço Samba

Especial Música Brasileira com Nando Reis.

Ficheiro:Nando Reis.jpg 

José Fernando Gomes dos Reis, mais conhecido como Nando Reis, nasceu em São Paulo no dia 12 de Janeiro de 1963, é cantor e compositor brasileiro.

Foi baixista da banda de rock Os Titãs e atualmente segue em carreira solo e já lançou 11 cds.

É considerado um dos maiores compositores da sua geração. Saiu dos Titãs depois da gravação do álbum A Melhor Banda de Todos os Tempos da Última Semana em 2002.

Nando Reis teve uma participação na trilha sonora do filme Dois Filhos de Francisco que foi lançado em 2005.

É um dos 10 maiores em arrecadação em direitos autorais no Brasil, de acordo com o ECAD, matéria que saiu na revista veja em novembro do ano passado.

Em 2010 gravou o DVD Bailão do Ruivão, projeto que contou com músicas nacionais e internacionais e a participação de Zezé Di Camargo e Luciano entre outros.

No ano passado juntamente com a banda os Infernais, o cantor lançou o álbum SEI, em Washington nos Estados Unidos.

Nando Reis é torcedor fanático do São Paulo Futebol Clube e chegou a ter uma coluna no Jornal Estado de São Paulo, falando sobre o tema.


Álbuns produzidos por ele:
 
Ben Jor – Jorge Ben Jor (1989)
Vange – Vange Leonel (1991)
NOMAD – Nomad (1994)
Maskavo Roots (1995)
Com Você... Meu Mundo Ficaria Completo – Cássia Eller (1999)
Acústico MTV – Cássia Eller (2001)
Dez de Dezembro – Tribute to Cássia Eller (2002)
Squadra – Squadra (2002)
Sei (2012)


Músicas tocadas no Especial:

- Hey Babe
- All Star
- O Segundo Sol
- Sou Dela
- Dessa Vez
- Resposta
- A letra A
 

segunda-feira, 8 de abril de 2013

Especial Musica Brasileira com Paula Fernandes.


Especial Música Brasileira na Rádio Educativa FM 105,9, com Paula Fernandes.


Paula Fernandes de Souza nasceu em Sete Lagoas, Minas Gerais no dia 28 de Agosto de 1984.

Sua carreira como cantora, começou aos 10 anos, quando lançou o primeiro disco independente "Paula Fernandes".

Aos 12 anos de idade Paula, mudou com a família para a cidade de São Paulo e foi contratada por uma companhia de rodeios, no qual trabalhou por cinco anos, viajando por todo o Brasil.

Na mesma época lançou seu segundo disco ANA RAYO sucesso da novela Ana Raio e Zé Trovão que foi produzida pela extinta Rede Manchete.

Já aos 22 anos, o diretor da Rede Globo Jayme Monjardim apresentou a cantora para o produtor musical Marcus Viana, o contato resultou na gravação da música Ave Maria Natureza que foi tema da Novela da Globo América em 2005.

No mesmo ano lançou seu terceiro CD Canções do Vento Sul que contou com a participação especial do cantor Sérgio Reis, o álbum lhe rendeu o Prêmio TIM da Música Brasileira como a melhor cantora popular em 2006.

Em 2010 Paula Fernandes gravou em São Paulo seu primeiro DVD que contou com as participações de Leonardo, da dupla Victor e Léo, Marcus Viana e Almir Sater.

No ano de 2012 lançou o seu 6º CD Meus Encantos que vendeu mais de 250 mil cópias.


Músicas tocadas no programa:

* Cuidar mais de mim
* Pássaro de Fogo
* Se o coração viajar
* Harmonia do amor
* Canções do vento Sul
* Barco de papel
* Mineirinha ferveu 




sábado, 30 de março de 2013

Especial Música Brasileira - Toquinho.



Especial Música Brasileira na Rádio Educativa FM 105,9, com Toquinho.


Antônio Pecci Filho, mais conhecido como Toquinho, nasceu em São Paulo no dia 06 de Junho de 1946.

O apelido foi dado pela sua mãe de “meu Toquinho de gente”. E virou Toquinho, sem que ninguém conseguisse mudar.

No início de sua carreira, suas primeiras canções foram criadas em parceria com Vitor Martins, Chico Buarque e Jorge Ben Jor. Seu maior parceiro, foi Vinicius de Moraes.

Porém, ao longo de sua trajetória musical, teve outros parceiros importantes, com os quais criou músicas que se tornaram sucessos nacionais e internacionais.

Das amadorísticas apresentações em clubes e faculdades, ainda adolescente, iniciou sua carreira durante os anos de 1964 e 1965 e chegou ao profissionalismo fazendo parte de um talentoso grupo com: Chico Buarque, Elis Regina, Zimbo Trio, Marcos Valle, Bossa Jazz Trio, Tayguara, Geraldo Cunha, entre outros.
Em 1966 tem seu primeiro LP instrumental gravado pela Fermata, O Violão do Toquinho. Participou de grandes musicais na TV Record e Festivais da Canção Popular.
Viajou em 1969 ao lado do amigo Chico Buarque para a Itália, ficando por lá num período de 6 meses, realizando vários shows pela Itália.

Ao retornar ao nosso país, grava o seu segundo LP, em parceria com Jorge Benjor "Que maravilha".

Os anos de 1977 e 1978 foram marcados por dois LPs da Philips: Toquinho Tocando, instrumental e Toquinho Cantando, tendo como parceiros, neste último, Carlinhos Vergueiro e Belchior. Em 79, para comemorar os dez anos de parceria com Vinicius, em função dos shows que faziam juntos, foi lançado o disco Philips Dez Anos de Toquinho e Vinicius.

Durante a década de 80, surgiram trabalhos visando o público infantil e tudo começando quando Vinícius de Moraes resolveu musicar alguns poemas do livro Arca de Noé, resultando em dois discos lançados em 1980 e 1981.

Toquinho fez uma parceria com o cantor Paulo Ricardo onde lançaram o CD em homenagem ao poeta Vinícius de Moraes, com arranjos modernos, contorno eletrônico.


Músicas no Especial:

Made in coração, Regra três, O caderno, Tarde em Itapuã, Aquerela, Lindo e triste Brasil, Samba pra Vinícius.


Shows de Toquinho

09/04 - Toquinho Solo - Program Toni Belloto - Rio de Janeiro - Canal Futura

17/04 - Toquinho (voz e violão) - São Paulo

20/04 - Toquinho e Banda - Puebla no México

Especial Música Brasileira - Kid Abelha.


Especial Música Brasileira na Rádio Educativa FM 105,9, com Kid Abelha.


Tudo começou nos anos 80 com os integrantes: Paula Toller, George Israel, Pedro Farah, Leoni e Beni, que formavam a banda “Kid Abelha e os Abóboras Selvagens”, a Rádio Fluminense no Rio de Janeiro tocava músicas novas o grupo levou uma demo com o nome “Distração e Vida de Cão é chato pra cachorro”, música de nome estranho, escolhido numa série de listas que o grupo mostrou ao produtor, jornalista e escritor Luis Antônio Mello. Ele tocou na hora. Nascia, então, a banda Kid Abelha.

O sucesso foi imediato e o grupo passou a fazer shows no Circo Voador,na cidade do Rio de Janeiro tendo a participação do LP Rock Voador.


O primeiro integrante a abandonar o grupo foi Pedro Farah, logo no começo do sucesso, para morar nos Estados Unidos.

Com isso, Bruno Fortunato assume a guitarra. E Beni, que mais tarde seria produtor da banda carioca “Biquini Cavadão”, foi o segundo integrante a sair, sendo substituído por bateristas contratados.

Em Janeiro de 1985, a banda toca naquele que era o maior evento de Rock do mundo: o Rock in Rio. No primeiro dia, tocaram para 50 mil pessoas e, no segundo, para 250 mil.

Em julho de 2010, a banda anunciou a volta aos palcos, que teve a pré-estréia em Tóquio, no festival "Brazilian Day".

Em 28 de abril de 2012 a banda gravou um especial para comemorar os 30 anos de carreira que os abelhas completam em 13 de novembro, data do primeiro show profissional da banda, em show na cidade do Rio de Janeiro transmitido ao vivo pelo canal de TV Multishow, com direito a bolo de aniversário no final e a participação da Bateria da Escola de Samba Mangueira.


Músicas no Programa:

Pare o Casamento, Amanhã é 23, Grand Hotel, Na rua, na chuva na fazenda, Fixação, Lágrimas e chuva, Nada sei e Brasil.



Álbuns de estúdio

1984: Seu Espião
1985: Educação Sentimental
1987: Tomate
1989: Kid
1991: Tudo é Permitido
1993: Iê Iê Iê
1996: Meu Mundo Gira em Torno de Você
1997: Espanhol
1997: Remix (álbum)
1998: Autolove
2000: Coleção
2001: Surf
2005: Pega Vida



Álbuns ao vivo

1986: Kid Abelha - Ao Vivo
1995: Meio Desligado
2002: Acústico MTV - Kid Abelha
2012: Multishow Ao Vivo: Kid Abelha 30 anos


Prêmios

APCA

    1998: Projeto Gráfico - "Autolove"

Prêmio Multishow de Música Brasileira

    1996: Melhor clipe - "Na Rua, Na Chuva, Na Fazenda"
    2003: Melhor CD - "Acústico MTV" (Indicação)
    2003: Melhor Grupo - "Kid Abelha" (Indicação)

Prêmio TIM de Música

    2003: Melhor CD Pop Rock - "Acústico MTV"

MTV Video Music Brasil

    1999: Escolha da Audiência - "Eu Só Penso em Você" (Indicação)
    2002: Melhor Fotografia em Videoclipe - "Eu Não Esqueço Nada" (Indicação)
    2003: Escolha da Audiência - "Nada Sei" (Indicação)
    2005: Melhor performance ao vivo - "Poligamia" (Indicação)

Grammy Latino

    2003: Melhor Álbum de Pop Contemporâneo Brasileiro - "Acústico MTV" (Indicação)

quarta-feira, 20 de março de 2013

Morreu no Rio de Janeiro o cantor Emílio Santiago.


Morreu nesta quarta-feira, 20 de março o cantor Emílio Santiago aos 66 anos.

O cantor estava internado no Hospital Samaritano do Rio de Janeiro, desde o dia 07 de março quando sofreu um AVC (Acidente Vascular Cerebral) isquêmico.

Emilio Santiago lançou seu último disco "Só Danço Samba (AO VIVO) no ano passado junto com um DVD.

sexta-feira, 15 de março de 2013

15 anos sem Tim Maia.


15 anos sem Tim Maia: ele, que lançou 32 discos ao longo da carreira, nos deixou no dia 15 de março de 1998, depois de passar mal em um show em Niterói. Ele morreu de infecção generalizada agravada pela obesidade e pelo consumo de álcool e drogas.


1970 - Tim Maia
1971 - Tim Maia
1972 - Tim Maia
1973 - Tim Maia
1975 - Tim Maia Racional, Vol. 1
1976 - Tim Maia Racional, Vol. 2
1976 - Tim Maia em Inglês
1976 - Tim Maia
1977 - Tim Maia
1978 - Tim Maia Disco Club
1979 - Reencontro
1980 - Tim Maia
1982 - Nuvens
1983 - O Descobridor dos Sete Mares
1984 - Sufocante
1985 - Tim Maia
1986 - Tim Maia
1987 - Somos América
1988 - Carinhos
1990 - Dance Bem
1990 - Tim Maia Interpreta Clássicos da Bossa Nova
1994 - Voltou Clarear
1995 - Nova Era Glacial
1997 - Tim Maia & Os Cariocas: Amigos do Rei
1997 - Pro Meu Grande Amor
1997 - What a Wonderful World
1997 - Só Você (Para Ouvir e Dançar)
1997 - Sorriso de Criança

quinta-feira, 7 de março de 2013

Especial Música Brasileira - Rita Lee.



Especial Música Brasileira na Rádio Educativa FM 105,9, programa foi ao ar no dia 02 de Março de 2013.

Rita Lee Jones Carvalho, mais conhecida como Rita Lee nasceu em São Paulono dia 31 de dezembro de 1947 é conhecida como a"Rainha do Rock Brasileiro".

Rita é uma das cantoras que mais influenciou os músicos no brasil, na década de 70, principalmente as mulhres.  É ex-integranteda banda Os Mutantes ficando entre 1968 a 1972 e do Tutti Frutti de 1973 a 1978, participou também  de importantes revoluções do mundo da música e da sociedade.

A cantora já vendeu mais de 65 milhões de cópias de discos.

Em 1970 Rita saiu do Grupo Os Mutantes.  A justificativa é que seus companheiros achavam que ela não tinha habilidade necessária para tocar o rock progressivo o desejo da banda.

No ano de 1.976, conheceu o músico carioca Roberto de Carvalho e iniciou uma parceria musical e amorosa que segue até os dias atuais. Com ele, Rita teve três filhos Beto, João e Antônio.

Em 1979, Rita e Roberto de Carvalho formaram a dupla dinâmica, chegando a fazer discos e shows juntos.

No ano de 1981 a dupla gravou o álbum SAUDE que tinham como sucesso as músicas Banho de Espuma e Mutante.

Na televisão Rita Lee participou de várias novelas globais como Top Model, Vamp, Celebridade e também do programa humorístico Sai de Baixo.




Discografia de Rita Lee:

1972     Hoje é o Primeiro Dia do Resto da Sua Vida
1979     Rita Lee    
1980     Rita Lee
1981     Saúde    
1982     Rita Lee e Roberto de Carvalho    
1982     Baila Conmigo em Espanhol
1983     Bombom
1985     Rita e Roberto
1987     Flerte Fatal    
1988     Zona Zen    
1990     Rita Lee e Roberto de Carvalho    
1993     Todas as Mulheres do Mundo    
1997     Santa Rita de Sampa    
2000     3001    
2001     Aqui, Ali, em Qualquer Lugar    
2003     Balacobaco    
2012     Reza    

Prêmios:

1974 - Revista POP - Melhor Cantora
1980 - Troféu Imprensa - Melhor Cantora
1980 - Troféu Imprensa - Melhor Música - "Lança Perfume"
1981 - Troféu Imprensa - Melhor Cantora
1981 - Revista Fatos e Fotos - Personalidade de 80
1988 - Prêmio Sharp de Música - Melhor Cantora Pop Rock
1991 - APCA - Melhor Show - "Bossa'n Roll"
1991 - Prêmio Sharp de Música - Melhor Música - "La Miranda"
1991 - Prêmio Sharp de Música - Melhor Trilha Sonora - "Dias Melhores Virão"
1991 - Prêmio Sharp de Música - Melhor Cantora
1993 - Prêmio Sharp de Música - Melhor Cantora
1993 - Prêmio Sharp de Música - Melhor Disco - "A Marca da Zorra"
1995 - Prêmio Sharp de Música - Melhor Show - "A Marca da Zorra"
1996 - Prêmio Shell  - Grande Destaque da MPB
1998 - Prêmio Sharp de Música - Melhor Cantora Pop Rock
2001 - Grammy latino - Melhor Disco Rock - 3001
2003 - Troféu Universo Musical - Melhor Música MPB - Amor e Sexo
2012 - Top 100 Brasil - Melhor Álbum Nacional - Reza

domingo, 24 de fevereiro de 2013

Especial Musica Brasileira com Titãs.

Especial Música Brasileira na Rádio Educativa FM 105,9, programa foi ao ar no dia 23 de fevereiro de 2013.

A maioria dos integrantes da banda se conheceram no Colégio Equipe, em São Paulo, no final da década de 1970 e, a partir de uma apresentação na Biblioteca Mário de Andrade no ano de 1981, passaram a fazer shows em várias casas noturnas da cidade.

Antes do surgimento dos Titãs do iê-iê ,os integrantes da banda,já tocavam em vários grupos.

A primeira formação contava com 9 integrantes,sendo eles Arnaldo Antunes, Branco Mello, Marcelo Fromer, Nando Reis, Paulo Miklos, Sérgio Britto, Tony Belloto, Ciro Pessoa e André Jung.

Em 1.984 Ciro Pessoa foi o primeiro a deixar a banda, e logo após isso, o grupo assinou com a gravadora WEA e gravam seu primeiro disco com o nome oficial Titãs,retirando o iê-iê.

Após um show no Rio de Janeiro, no final de 1984, os Titãs decidiram substituir o baterista André Jung por Charles Gavin.

Em 1985 os Titãs gravaram seu segundo disco Televisão que foi produzido por Lulu Santos. Em junho de 1986 é lançado o terceiro álbum da banda, Cabeça dinossauro. Este disco mostrou a banda com uma sonoridade agressiva e por causa disso foi barrado das rádios e televisão.

Em 2001 a banda assinava contrato com Abril Music e estavam prestes a começar as gravações, mas no dia 11 de junho do mesmo ano, os Titãs perderam o guitarrista Marcelo Fromer atropelado por uma moto na cidade de São Paulo, o musico morreu dois dias depois.

No ano de 2011 ao lado dos Paralamas do Sucesso a banda participou do show de abertura da quarta edição do Rock In Rio no palco principal, que teve ainda abertura de Milton Nascimento ao lado de Tony Belloto e da Orquestra Sinfônica Brasileira.

Em Outubro de 2012 os Titãs teve o show de celebração dos 30 anos da banda no Espaço das Américas na Barra Funda na cidade de São Paulo.

domingo, 17 de fevereiro de 2013

Especial Musica Brasileira - Paralamas do Sucesso.



Programa do Especial Música Brasileira na Rádio Educativa FM 105,9, neste sábado  dia 16 de Fevereiro de 2013 que vai ao ar das 18h00 às 18h30.

Nossa homenagem de hoje é para Os Paralamas do Sucesso.


Começaram a fazer rock no Brasil na década de 80 tiveram o mérito de ser reconhecidos como uma geração relevante da música brasileira.

A banda faz parte do chamado quarteto sagrado do rock brasileiro, juntamente com Barão Vermelho, Titãs e Legião Urbana.

Da primeira entrevista na Rádio Fluminense até o palco do Rock In Rio, de anônimos eles passaram a promessa. Vital e sua moto se transformaram em um dos primeiros hits daquela geração e lhes rendeu o convite para gravar um disco profissional.

Em 1.984 lançaram o álbum O PASSO DO LUI, que teve enorme seqüência de sucessos, com as músicas ÓCULOS e ME LIGA, levando o grupo a tocar no Rock In Rio, no qual Os Paralamas foram considerados um dos melhores.

A banda fez muitas turnês pela América do Sul, ganhando popularidade na Argentina, Uruguai, Chile e Venezuela.

Em 2010, os Paralamas gravaram no Espaço Tom Jobim, no Jardim Botânico do Rio de Janeiro o CD e DVD Multishow Ao Vivo Brasil Afora que contou com as participações de Pitty e Zé Ramalho .

O lançamento do DVD ocorreu em Abril de 2011 em um especial do canal Multishow.

A banda conquistou vários prêmios entre eles o Grammy Latino de 2000 como Melhor álbum de rock brasileiro, em 2001 melhor vídeo musical e melhor música brasileira - A Lua Q eu Te Dei que teve a interpretação de Ivete Sangalo. Em 2011 como melhor álbum POP Contemporâneo Brasileiro.

domingo, 6 de janeiro de 2013

ESPECIAL MUSICA BRASILEIRA COM PAULINHO DA VIOLA.


90º Programa do Especial Música Brasileira na Rádio Educativa FM 105,9, neste sábado  dia 29/12/2012 que vai ao ar das 16h30 às 17h.

Nossa homenagem de hoje é Paulinho da Viola.



Paulo César Batista de Faria, mais conhecido como Paulinho da Viola nasceu no Rio de Janeiro em 12 de novembro de 1942 é cantor, compositor e violonista brasileiro, filho do violonista César Faria (do conjunto Época de Ouro).

Paulinho começou sua carreira com grandes nomes do samba carioca, como: Cartola, Elton Medeiros e Candeia.

Nos anos 70, Paulinho da Viola gravou um disco por ano, ganhando diversos prêmios e se apresentando em várias cidades pelo Brasil e pelo Mundo.

Nos anos 80, gravou mais de quatro discos e era um dos principais nomes do samba em nosso país, também compôs choros.

Em 90 era visto por críticos e pela imprensa como o músico mais sofisticado.

Em 1994 o Grupo Galo Preto, homenageou o cantor com o disco Só Paulinho da Viola, com músicas de sua autoria.

Gravou o disco Sinal Aberto em 1999 com Toquinho no qual ambos interpretaram vários sucessos de suas carreiras.

Em 2008 foi o grande premiado no "6º Prêmio Tim de Música", apresentado no Teatro Municipal do Rio de Janeiro e em homenagem à obra do cantor e compositor Dominguinhos. Inicialmente foi indicado para seis categorias, ganhando em três delas: 

"Melhor Cantor" e "Melhor Disco" (com o CD "Acústico MTV"), ambas na "Categoria Samba" e ainda "Melhor Canção" com a composição "Vai dizer ao vento", de sua autoria.

Paulinho da Viola é torcedor do Vasco da Gama. Neste ano a gravadora EMI-Music lançou uma caixa com 11 de seus discos remasterizados e gravados entre os anos de 1968 e 1979, como parte da homenagem da empresa ao artista.


Músicas no Especial:


Jura com Lágrimas, No Pagode do Vavá, Quando o Samba Chama, Novos Rumos, Memórias Conjugais, É difícil viver assim, Bebado Samba.

ESPECIAL MUSICA BRASILEIRA COM JORGE ARAGÃO.

89º Programa do Especial Música Brasileira na Rádio Educativa FM 105,9, neste sábado  dia 22/12/2012 que vai ao ar das 16h30 às 17h.

Nossa homenagem de hoje é Jorge Aragão.


Jorge Aragão da Cruz nasceu no Rio de Janeiro, 1 de Março de 1949 é um cantor, sambista e compositor.

Começou sua carreira pelo samba na década de 70 em bailes e casas noturnas, Jorge despontou no ano de 1977 quando Elza Soares gravou sua composição "Malandro".

Jorge Aragão fez parte do grupo Fundo de Quintal, abandonou o conjunto e seguiu carreira solo. Os grande integrantes do Samba, como Beth Carvalho, Alcione, Zeca Pagodinho e Martinho da Vila já gravaram canções de Jorge Aragão.

Participou da TV Manchete e Rede Globo como comentarista do Carnaval.

Tem mais de doze discos lançados, já apresentou shows nos Estados Unidos e no Brasil. Jorge Aragão continua em atividade é um dos veteranos do Samba.


Lançou em 2002 o álbum Jorge Aragão Ao Vivo Convida com figuras consagradas como Zeca Pagodinho, Elza Soares, Beth Carvalho, Leci Brandão entre outros.



Músicas no Especial:


- Colcha de Algodão, Já é, Malandro, Resto de Esperança, Do Fundo do Nosso Quintal, Aquarela do Brasil, Coisinha do Pai.

ESPECIAL MUSICA BRASILEIRA COM MARIA BETHÂNIA.


88º Programa do Especial Música Brasileira na Rádio Educativa FM 105,9, neste sábado  dia 15/12/2012 que vai ao ar das 16h30 às 17h.

Nossa homenagem de hoje é Maria Bethânia.


Maria Bethânia Viana Teles Veloso, mais conhecida como Maria Bethânia  nasceu em Santo Amaro da Purificação, Bahia, no dia 18 de Junho de 1946, é uma das cantoras que mais vendeu disco no Brasil e a de maior venda da MPB com 26 milhões de copias.

Seu apelido Abelha Rainha devido ao verso da canção-título do LP MEL de 1.979.


É filha de José Teles Veloso seu Zezinho e de Dona Canô, irmã da escritora Mabel Veloso e do compositor Caetano Veloso no qual já falamos aqui no Especial.

Seu nome foi escolhido por Caetano, inspirado na canção A Valsa Maria Bethânia do compositor CAPIBA que fez sucesso no voz de Nelson Golçalves.


Maria Bethânia participou  de vários espetáculos semi-amadores na parceria de Tom Zé, Gal Costa, Caetano veloso e Gilberto Gil. No ano de 1.963 estreou como cantora na peça Boca de Ouro de Nelson Rodrigues.

Revolucionou a forma de se fazer espetáculos no Brasil, intercalando músicas com poemas  do poeta Português Fernando Pessoa, Vinícius de Moraes a quem chegou a dedicar um disco inteiro em 2005.


Músicas no Especial:


- Brincar de Viver, Camisa Listrada, Explode Coração, Doce Viola, Volta por Cima, Emoções, O Meu Amor, Anos Dourados.